segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Retrô 2012


Canis et circenses. Foi assim 2012. Em termos do meu compromisso comigo mesma, em resumo, I relapsed. Voltei ao modus operandi de antes do blog e com um sério agravante, mas que me deixou uma lição valiosa na arena profissional.

Quando a gente tem 15, 16, 17 anos e sonha com uma profissão, não significa que é nela que você vai encontrar a realização plena pelo resto da sua vida. As coisas mudam e a gente se adapta, normal. Mas quando as coisas mudam tão radicalmente que fazem você pensar "I didn't sign up for this sack of crap", então é melhor mudar logo de rumo.

Crescer é reconhecer quando a vida dá um chute nas suas certezas mais sagradas e dar a volta por cima. É pegar uma verdade amarga de engolir e usá-la como seu ingrediente principal pra fazer uma receita nova e melhor. Eu bem que tentei. Mas fui vencida pela teimosia de querer perseverar no que não tinha o menor futuro. Fica o aprendizado.

Essa fase ruim começou já em 2011. Mas eu abandonei de vez o blog -- e a reeducação alimentar e meu compromisso comigo mesma -- em 2012. Em abril/maio, eu tentei retomar. Mas não adianta querer se a comida volta a ser sua única fonte de prazer. A tag "hiato" ilustra bem o que estou dizendo.

De volta ao futuro

No dia 23 de abril de 2010, eu escrevi: "Perseverança diária = vitória certa". Naquele dia, eu alcançava meu objetivo III, exatamente como está na barra lateral do blog. Com 78,5kg, eu chegava na tão almejada casinha dos 70, eu conquistava o direito de morar nela.

Perseverança diária é igual a vitória certa, ponto. É uma verdade que não discuto porque eu mesma comprovei. Foi uma das grandes vitórias de ter tido a bravura de fazer um blog. Pra mim, foi e é bravura mesmo, tão difícil quanto não devorar emoções, mais difícil que um mês de spa.

O blog implicava e implica justamente uma das coisas mais difíceis pra mim: perseverar, dentro de uma rotina disciplinada, no longo prazo, por mim mesma. E eu consegui.

Naquele dia, eu saboreava a vitória de ter derretido 18kg no curtíssimo espaço de tempo de 7 meses. Nada realmente extraordinário pela matemática teórica dos 4kg por mês = 28kg eliminados. Mas o extraordinário não estava nos números e nem no tempo, ambos relativos. Mas, sim, no impossível feito possível, sem sacrifícios e em ótima companhia.

Mas o que isso tem a ver com meu balanço de 2012? Tudo. EU NÃO PERSEVEREI, POR MIM, PELO TEMPO SUFICIENTE. Pior, abandonei a minha rota. So it's back to the future from now on. E é dessa constatação que eu retomo meu compromisso comigo mesma pra ir ainda mais longe em 2013.

Pra você que está lendo, um beijo, um abraço apertado e um sorriso.

Faz esse ano novo acontecer pra você. É o que eu desejo. :)

Não tem petisco mais gostoso que um comentário.
Carinho = zero cal! ;)

Postar um comentário