Chá mate combate o colesterol ruim e emagrece

Sempre tomei chá mate, desde criança. Era o único chá que sempre tinha em casa. Docinho, acompanhava o lanche da tarde na infância e na adolescência. Quando comecei a ter problemas de saúde por causa do excesso de peso, deixei de tomar chá mate pra adotar o chá verde.


Parecia uma troca válida, já que nunca soube de nenhuma propriedade tarapêutica do chá mate. Até descobrir que o chá mate é um santo remédio: combate o colesterol ruim, tem mais antioxidantes que o chá verde e, como se não bastasse, também emagrece, porque acelera o metabolismo e provoca uma maior queima de gordura corpórea.

É o que constataram pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), cujas descobertas benéficas à saúde sobre o chá mate foram divulgadas em fevereiro de 2012 no Globo Repórter -- assista ao vídeo abaixo. A equipe da UFSC estudou as propriedades e os efeitos da erva mate durante três anos. Participaram da pesquisa 250 voluntários com problemas de colesterol e diabetes.

Como consumir certinho

Os voluntários tomaram um litro de chá mate por dia, feito com 2 colheres de sopa de mate tostado. A água não pode ferver, tem que ficar em torno de 90ºC, então desligue o fogo assim que vir as primeiras bolhas de ar. Deixe o chá descansar por alguns minutos antes do consumo. Os voluntários tomaram o chá em três momentos do dia: dez minutos antes, durante ou depois das principais refeições.

"A erva mate, junto com estes alimentos, vai inibir a absorção do colesterol. Ou seja, o organismo absorve menos gordura", explicou a pesquisadora da UFSC Brunna Boaventura.

O combate ao colesterol

O chá mate provocou uma queda média de 10% a 12% no colesterol ruim dos voluntários. "Nós encontramos voluntários em que a redução chegou a 40%", assinalou o coordenador da pesquisa, Edson Luiz da Silva.

Um dos melhores resultados foi com a bioquímica Cristiane Coelho, que tinha 190 de colesterol. Depois de 40 dias tomando chá mate como indicado pelos pesquisadores, o colesterol dela baixou para 106 -- uma redução de impressionantes 44% na taxa.

Surpresa maior foi o efeito da erva em quem já tomava remédio para combater o colesterol.

"A erva mate potencializa o efeito do remédio porque os dois têm efeitos diferentes. Enquanto o medicamento diminui a produção do colesterol pelo organismo, a erva mate diminui a absorção do colesterol que está nos alimentos", explicou Edson.

O colesterol do padre Domingos Nandi, com medicação, havia estacionado em 268. Depois de 20 dias tomando chá mate, o colesterol dele caiu para 198 -- redução de 26%.

"Se fosse dobrada a medicação para o colesterol, esta diminuição ia ser de no máximo 7%. Enquanto com a erva mate foi quatro vezes maior esta redução do colesterol ruim", destacou Brunna.

"Esta potencialização do medicamento provocada pela erva mate pode levar no futuro à redução da dose do remédio para colesterol. Porém, deve-se salientar que isso deve ser feito sempre com acompanhamento médico", enfatizou Edson.

Antioxidantes

Os pesquisadores também descobriram que a erva mate tem um número de propriedades antioxidantes maior que o chá verde.

"Alguns resultados foram inéditos, como este, em nível celular, fazendo com que as células produzam, por exemplo, suas próprias substâncias antioxidantes", contou o pesquisador da UFSC Marcos de Oliveira Machado.

"É possível acreditar que, a longo prazo, ocorra uma redução das doenças crônico-degenerativas, principalmente o envelhecimento precoce, alguns tipos de câncer e o próprio diabetes", completou Edson.

Diabetes

Os voluntários com diabetes tomaram chá mate durante dois meses e tiveram uma queda média de 10% na produção da glicose.

"Reduz as complicações do diabetes, que seriam as doenças cardiovasculares, doenças renais, problemas na visão e problemas nos nervos", disse a pesquisadora Graziela Klein.

Emagrecimento

A bibliotecária Márcia Teixeira Pinto emagreceu 4kg só tomando chá mate e mantendo sua alimentação rotineira, sem dieta. A surpresa veio ao subir na balança depois de dois meses.

"As substâncias presentes na erva mate podem acelerar o metabolismo do organismo, provocando inclusive uma maior queima de gordura e, em última instância, uma diminuição do peso corpóreo", explicou Edson.

Todo mundo pode tomar chá mate?

"A princípio, qualquer pessoa pode tomar a erva mate. Porém, algumas que são mais sensíveis a ela podem apresentar alguns efeitos colaterais, como, por exemplo, dor de estômago, irritação na boca, insônia e até mesmo taquicardia", alertou o professor Edson.

Outras formas de consumir e variedades da erva

Verde ou tostada, no chá gelado ou no chimarrão, a erva mate mantém as propriedades que combatem o colesterol e o diabetes. Os pesquisadores só não sabem dizer qual o tamanho da redução, já que o estudo foi feito apenas com chá mate quente tostado, consumido sempre com as principais refeições.

"A gente escolheu a tostada justamente porque ela tem uma maior aceitação pelo público", comentou Brunna.

Os pesquisadores da UFSC estão testando cápsulas à base do extrato seco da erva pra facilitar o consumo, já que nem todo mundo gosta de chá.

Futuro

"Daqui a um ou dois anos, a erva mate pode ser considerada um remédio ou um suplemento alimentar. A longo prazo, considerada um alimento funcional", opinou a pesquisadora Aline Stefanuto.



Esse tal de colesterol

Afinal, por que você tem colesterol alto? É o que você come, são seus genes ou são as duas coisas?

Quando um médico solicita um exame de sangue para medir o nível de colesterol, ele está, na verdade, medindo a quantidade do colesterol que circula no sangue, ou o nível sanguíneo de colesterol.

Aproximadamente 85% dos níveis sanguíneos de colesterol são endógenos, o que significa que ele é produzido pelo nosso corpo. Os outros 15% vêm de fontes externas, da alimentação: carne, frango, peixe, frutos do mar e laticínios.

Algumas pessoas conseguem ingerir comidas ricas em colesterol e, ainda assim, ter baixos níveis de colesterol no sangue. Da mesma forma, é possível ingerir comidas com baixo colesterol e ter um alto nível de colesterol no sangue.

Saiba mais.

Não tem petisco mais gostoso que um comentário.
Carinho = zero cal! ;)

Postar um comentário