segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Quantas calorias tem? Panettone e champagne

Natal é sinônimo de panettone, não tem como você não dar de cara com ele nem que esteja na Sibéria. Tem gente que ama e espera ansiosamente pela chegada dessa delícia natalina às prateleiras. E seu compromisso com a reeducação alimentar, com a dieta, com aquela vontade de curtir o verão mais magra? Sem problemas. Não vale a pena passar vontade.


Acho que nessa hora tem que se deliciar mesmo: escolha o seu panettone favorito com carinho, seja ele com trufa, bicho de pé, nozes ou um montão de doce de leite, e deixe pras noites de festa. Assim, você vai saborear com muito mais prazer. Vai saborear a ocasião, sem o menor peso na consciência ou na balança.

Mas quantas calorias tem uma fatia de panettone? Em média, uma fatia de panettone tem mais ou menos 300 calorias. Recheios fartos e coberturas especiais obviamente contam, então a fatia pode chegar fácil a ter mais de 400 calorias, especialmente nos panettones artesanais.

Vale lembrar que tem um ano inteiro pela frente pra queimar as calorias das gostosuras de fim de ano. Mas não custa conferir na embalagem: sabendo as calorias da fatia, você mata a vontade sem culpa e dá uma contrabalançada no resto. A famosa lei da compensação, todas nós somos peritas nela, até no olhômetro.

Pra quem prefere um Natal mais esbelto à mesa, algumas marcas fazem panettones mais leves nas calorias -- tem de tudo na nomenclatura, zero, light e até diet. Mas será que vale a pena abrir mão do panettone tradicional?

Depende. Tem o fator preço e o fator sabor: as versões menos calóricas podem sair mais caras e acabar sendo menos gostosas. Então, se vai investir no panettone mais magrinho, seja pelas calorias, açúcar ou gorduras reduzidas, escolha uma boa marca.

Depois do Natal, em vez de ficar comendo mais uma fatia todo dia só porque sobrou ou tem um monte de panettone na sua casa, deixe que o resto da sua família tome conta disso. Se não resiste, então vai lá e dá uma beliscadinha. Acho que funciona essa tática, como a gente faz com a barra de chocolate, só no quadradinho, de pouco em pouco.

Como o panettone é uma guloseima sazonal e tem muita repetição dentro da imensa variedade de marcas, esse post ficou um pouco diferente dos outros da série "quantas calorias tem".

Só conto as calorias na fornada light: o panettone menos calórico é o Zero da Ofner, com 190 calorias por fatia de 80g. A segunda fornada é mais gulosinha e sugere alguns sabores fora da rotina. A proposta é desencanar das calorias e curtir a delícia natalina sem culpa e aos poucos.

Fornada Light (calorias por fatia de 80g)


Panettone Zero, Ofner: 190 cal
Panettone Light, Bauducco: 202 cal
Panettone Light Frutas, Village: 202 cal
Panettone com Frutas Zero Açúcar, Lowçucar: 239 cal
Panettone com Frutas Diet, Suavipan: 246 cal
Panettone com Gotas de Chocolate Diet, Suavipan: 258 cal
Panettone Zero Adição de Açúcar, Casa Suíça: 259 cal
Panettone de Frutas Zero, Linea: 259 cal
Panettone com Gotas de Chocolate Zero Açúcar, Lowçucar: 264 cal

Fornada Gulosinha


Panettone Pistache e Castanha, Dona Deôla
Panettone Bem Casado, Dona Deôla
Panetone Crocante de Amêndoa, Dona Deôla
Panettone Extra Brutt com Pistache, La Vie en Douce
Panettone Praliné, La Vie en Douce
Panettone Brigadeiro, Amor aos Pedaços
Panettone Bicho de Pé, Amor aos Pedaços
Panettone de Doce de Leite, Havanna
Panettone Trufado Avelã, Chocolates Brasil Cacau
Panettone de Nozes Gourmet Olivier Anquier, Pullman

E a tacinha de champagne ou de espumanete, quantas calorias tem, afinal? Vi vários números diferentes, de menos de 100 calorias até mais de 150. Natural, visto que as uvas e o teor de doçura também variam entre os tipos de champagne e espumantes. Quanto mais doce ao paladar, mais calorias.

Momento do brinde (calorias em 125ml)

Vinho rosé: 93 cal
Champanhe brut rosê: 95 cal
Vinho tinto: 105 cal
Prosecco: 106 cal
Vinho branco seco: 107 cal
Champanhe demi-sec: 110 cal
Cerveja: 180 cal (240 ml)

Fonte: Boa Forma

Pra quem vai de champagne, acho que 100 calorias é uma média bem razoável pra ter em mente nas noites festivas.

E não podemos esquecer das ceias de Natal e Ano Novo, certo? Tem gente que vai ver um monte de comida pela frente, principalmente quem cumpre a tradição da farta ceia em família ou vai viajar -- navio, hotel cinco estrelas...

Vale lembrar que as nozes, mais presentes à nossa mesa, são mais calóricas que amêndoas e avelãs, que dá pra comer mais. Entre as frutas secas, prefira damasco e ameixa, que são menos calóricos que figo e tâmara. No prato principal, peru e chester são mais esbeltos que lombo e pernil, e o bacalhau depende do acompanhamento.

A dica final é uma só e todo mundo já sabe de cor: conduta lady. A gente pode, deve e vai comer de tudo, mas evitando exageros épicos. Comendo de tudo um pouco, você fica satisfeita mais rápido do que se ficar se policiando ou deixando de comer algo só "porque engorda". O repeteco (é festa e ninguém é de ferro), deixa pras comidinhas que você mais gosta ou aquela sobremesa que você esperou o ano inteiro pra comer.

Joyeux Noël et joyeuses fêtes! :)

Não tem petisco mais gostoso que um comentário.
Carinho = zero cal! ;)

Postar um comentário