Chá verde como aliado do emagrecimento


Esta página é destinada a esclarecer dúvidas sobre o uso do chá verde como coadjuvante na perda de peso, ou seja, pra quem está fazendo dieta ou reeducação alimentar pra emagrecer.


CONTRA-INDICAÇÕES
Quem não deve tomar chá verde
  • mulheres grávidas
  • mulheres amamentando
  • hipertensos (pessoas com pressão alta)
  • pessoas que têm gastrite
Se estiver usando algum medicamento, consulte seu médico antes!
O chá verde não interfere no efeito da pílula anticoncepcional.


☸ O CHÁ VERDE
Os benefícios do chá verde não são os mesmos do chá preto e do bancha
Embora os três tipos de chá sejam extraídos da mesma planta, a Camellia sinensis, o chá preto e o bancha passam por processos diferentes de torrefação e fermentação que reduzem os benefícios da erva.
O bancha, variedade de chá verde mais comumente consumida no Japão, oferece benefícios mais próximos aos do chá verde e tem sabor mais suave.

☸ Ajuda a emagrecer, bom pra saúde e pra beleza!
Tem efeito lipolítico, quer dizer, ajuda na queima de gordurinhas mesmo!
Desintoxica o organismo.
Acelera o metabolismo.
Faz bem pra pele por causa das altas concentrações de antioxidantes mais poderosos que os carotenos e as vitaminas C e E.
Previne contra doenças do coração, pois seus compostos reforçam as artérias, diminuem as taxas de colesterol ruim e bloqueiam o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos.
Previne contra inflamações na gengiva.
Previne contra câncer de boca e de mama -- as catequinas e os bioflavonóides do chá verde impedem alterações no DNA das células.
Melhora a memória, segundo estudos preliminares.

Pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition, revista da Sociedade Americana de Nutrição, acompanhou dois grupos de gordinhos. Os dois seguiram um cardápio de baixa caloria. No final do estudo, o grupo que tomou chá verde queimou 4% a mais de gordura.

☸ Como guardar o chá em casa?
Sempre em local seco, fechado e ao abrigo da luz.
(Muitos chás são vendidos a granel ou em embalagens transparentes, mas prefiro não comprá-los assim).

☸ O chá verde de saquinho funciona?
Não, o efeito é apenas aromático. Isso porque o chá de saquinho vem com várias partes da planta, como folhas e talos, o que diminui a concentração dos princípios ativos da erva.


☸ COMO PREPARAR O CHÁ VERDE?
O jeito certo de fazer pra não perder as propriedades benéficas da erva
  • coloque a água pra ferver
  • desligue o fogo ao surgirem as primeiras bolhas de ar, antes de começar a fervura
  • acrescente a erva
  • abafe por dois ou três minutos no máximo
  • depois é só coar e tomar
☸ A proporção erva/água: 2 colheres de sopa/1 litro
Para cada litro de água, use duas colheres de sopa rasas de chá verde.
No início, pode usar apenas uma colher até se acostumar ao sabor.

☸ Como suavizar o sabor amargo do chá verde
Você pode deixá-lo mais gostoso sem interferir em suas propriedades terapêuticas.
Ao colocar a água pra ferver, acrescente uma destas opções ou invente a sua!
  1. Adicione outra erva ou outro chá
  2. Coloque um punhado de erva cidreira, hortelã ou erva-doce na água. Também pode ser um ou mais saquinhos desses chás ou um outro de sua preferência.
  3. Adicione casca de frutas
  4. Ferva a água com um pedaço médio de casca de abacaxi ou manga, que são boas opções de sabor.
  5. Adicione maçã seca
  6. Ferva a água com alguns pedaços de maçã seca.
O processo de preparação é o mesmo: ao surgirem as primeiras bolhas de ar antes da fervura, desligue o fogo, acrescente o chá verde, abafe por no máximo três minutos e coe.

Água no ponto pra desligar!
Um outro chá foi adicionado à agua pra suavizar o sabor

☸ SEGREDINHO ☸
A água do chá verde não pode ferver, como nos outros chás, porque a fervura cozinha as folhas, aumentando ainda mais seu sabor já naturalmente amargo.
O tempo de infusão do chá tem o mesmo efeito: quanto maior, mais amargo!
Por isso, não esqueça seu chá verde abafando em cima do fogão, ok? 
Três minutinhos e já é hora de coar!

☸ Posso tomar o chá horas depois de tê-lo feito?
Sim! O ideal é beber logo depois de pronto, mas o chá verde ainda preserva substâncias importantes até 24 horas após o preparo.

☸ Como armazenar o chá depois de pronto?
Faça a quantidade do dia e coloque numa garrafa térmica.
Se preferir uma jarra de vidro ou inox, guarde na geladeira.
Evite armazenar o chá em jarras de plástico ou alumínio.

☸ DICA☸
Prepare seu chá verde antes de dormir e guarde-o na garrafa térmica.
De manhã, ainda estará quente e prontinho pra beber.
Assim, ficará fácil incorporar esse novo hábito saudável ao seu dia-a-dia. :)


☸ QUANTAS XÍCARAS DE CHÁ VERDE DEVO TOMAR POR DIA?
O chá verde como aliado do emagrecimento
Para ajudar no emagrecimento, o ideal é tomar de cinco a seis xícaras de chá verde por dia ou, no máximo, um litro e meio.

ATENÇÃO!
Em excesso, o chá verde provoca diurese -- muito xixi! E isso pode ocasionar perda de potássio e outros sais minerais. Na quantidade recomendada, porém, as perdas são mínimas e não são suficientes pra acarretar prejuízos à saúde.
Não é normal sentir náusea ou enjôo depois de tomar chá verde. Se isso ocorrer, procure um médico.

☸ Em que horários é melhor tomar o chá verde?
  • Ao acordar, em jejum, meia hora antes de tomar seu café da manhã
  • Meia hora antes ou duas horas depois das principais refeições
  • Nos lanches da manhã e da tarde
A regra geral é simples e fácil de lembrar!
CHÁ VERDE
1/2 hora antes2 horas depois
(de comer)

Faça as combinações que preferir totalizando as cinco ou seis xícaras diárias recomendadas.
Antes de comer, o chá verde reduz o apetite.
Para evitar insônia (ou se você já tem), sua última xícara de chá verde do dia deve ser consumida às 17h. Isso porque a bebida contém cafeína, embora em menor quantidade que o café.

Se você não gosta de fazer lanchinhos e prefere comer só três vezes ao dia (café, almoço e jantar), que tal tomar uma ou duas xícaras de chá verde no meio da manhã e no meio da tarde? Faça um chá gostoso, com outra erva da sua preferência, e adoçe com estévia ou mel. Será melhor do que passar todas essas horas só tomando água e você já terá consumido quatro xícaras!

☸ Eu tenho que tomar o chá quente?
Não! Pode tomar do jeito que você preferir: quente, morno, frio ou gelado.
Só a xícara em jejum é que deve ser morninha porque cai melhor no estômago vazio.

☸ Posso adoçar o chá verde?
Poder, pode, mas é melhor não. Se realmente tiver que adoçar o chá verde, não use açúcar ou adoçantes químicos, porque eles prejudicam o poder de desintoxicar da erva, interferindo no emagrecimento.
Prefira um pouco de mel (uma colher de chá) ou um adoçante natural de estévia.

☸ Gosto de tomar chá com leite. Posso fazer o mesmo com o chá verde?
Não se quiser tirar proveito dos benefícios do chá verde, porque leite e derivados cortam suas propriedades. Sanduíche de queijo com chá verde, por exemplo, não é uma boa idéia.

☸ O chá verde pronto pra beber (garrafa ou lata) tem o mesmo efeito do chá feito na hora?
O chá verde pronto pra beber não tem quantidade suficiente de fitoquímicos pra ter um efeito coadjuvante no emagrecimento.

E o chá verde em pó solúvel (instantâneo), tem os mesmos benefícios que o preparado com as folhas?
Sim! É mais prático e não perde as propriedades terapêuticas.
Estudo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP, constatou que a versão em pó, diluída em água fria ou quente, também dá uma força no emagrecimento.
Mulheres obesas (entre 20 e 40 anos) que tomaram chá verde feito com 10g do pó, de manhã e à tarde, perderam duas vezes mais peso em comparação às que só reduziram as calorias do cardápio.
"O mérito é das catequinas, antioxidantes do chá verde que, além de elevar o gasto energético, inibem uma enzima que atrapalha a queima de gordura", explicou a pesquisadora Gabrielle Cardoso, autora do estudo.

☸ Posso tomar chá verde em vez de água?
Não! A água é essencial pra manter o corpo bem hidratado. O chá verde não tem esse papel e ainda por cima é diurético.

☸ Detesto chá! Posso tomar cápsulas de chá verde?
Em geral, as cápsulas têm doses mais altas do princípio ativo, o que pode interferir na pressão arterial e no sono. Portanto, se você não gosta de chá mas gostaria de usar o chá verde em cápsula, não tome sem a indicação de um profissional (endrocrinologista, homeopata, fitoterapeuta ou nutricionista).

Fontes
Chá verde, qual sua dúvida? (Revista Boa Forma)
Outros poderes da erva (Revista Boa Forma)
Saiba mais sobre a dieta do chá-verde (Revista Boa Forma)
Chá verde solúvel emagrece (Revista Boa Forma)

17 comentários:

  1. Bella, eu realmente não consigo...
    Detesto o sabor desse chá. E para ser honesta. a única coisa que eu consegui ingerir e que tinha chá verde (em pouca quantidade) foi aquele iogurte que você postou, lembra?

    Prá mim, só chá vermelho, amarelo e branco.

    Ah! um adendo... para quem tem gastrite não é recomendado nenhum tipo de chá, pois eles atuam diretamente em cim do suco gástrico, facilitando a digestão. MAS, se a pessoa quer tomar, que seja pelo menos com o estômado cheio, porque se estiver de estômago vazio vai ter queimação na certa, e é questão de 10-15 minutos.

    Bjinho, Jú
    Ps. Vendo BBB no computer. :P

    ResponderExcluir
  2. Se não gostas do sabor, experimenta o chá vermelho Pu-Erh, tem os mesmos benefícios e um sabor diferente :)
    *

    ResponderExcluir
  3. Eu acho o máximo esses posts super explicativos que vc faz !!! rsss Outro dia linkei no meu blog pro povo ver aquele seu post de como colocar a barrinha de pesos , maior legal !

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Thanks, guys! Vou procurar complementar essa página com outras coisas. Mas aí já tá o principal da informação. Conforme o tempo permitir, vou adicionando -- inclusive seus comentários. :)

    Um dos principais erros que eu mesma fazia quando comecei a tomar chá verde uns cinco anos atrás era justamente FERVER a água, porque é algo intuitivo quando estamos fazendo qualquer chá. Ninguém é obrigada a saber tudo, né? rs

    Gabs, eu fiz aquele post da barrinha quando me vi tentando explicar nos comentários dos blogs novos que visitava. Quantas vezes eu ia fazer a mesma coisa? =O Daí tive a parcimônia, num desses dias aí de férias, de explicar. Ficou gigante. rs Mas, pô, já que vai fazer... Explica tudo logo, né? ;)

    ResponderExcluir
  5. Oi pessoal, comecei a tomar o chá verde, mas comprei aquele em pó. Gosto de tomar gelado. Este tem os mesmos benefícios da folha?

    Obrigada!!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem, sim. Atualizei a página incluindo essa informação. Valeu! :)

      Excluir
    2. Olha eu tomo chá verde,e as vezes fico enjoada,mais o chá verde tira meu apetite,e emagreço rápido.

      Excluir
    3. Eu tomo chá verde

      Excluir
  6. Bella gostaria de saber porque o cha verde não pode ser tomado po pessoas hipertensas e com gastrite,pois sou hipertensa e tomo o cha ja a algum tempo e não vi muita diferença,mas nunca consultei um medico quanto a isso.obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, a matéria da Boa Forma só diz que chá verde é contra-indicado pra pessoas hipertensas e que têm gastrite, mas não cita nenhum médico explicando o motivo -- mancada deles, jornalismo de(s)serviço, como eu chamo. rs

      Então, pergunte ao seu médico na próxima consulta. Ele certamente saberá te responder com precisão.

      Enquanto isso, o que achei de outras fontes é que o problema parece ser com a cafeína mesmo. Por outro lado, tem os polifenóis do chá verde, que são amigos do peito.

      Dá uma olhada nessas fontes e, pra tirar a prova dos 9, consulte um bom médico.

      » Consumo de chá verde exige cautela, afirma nutricionista (2008)
      » Chá verde e pressão arterial (2009)
      » Benefícios do chá verde sobre a hipertensão arterial, dano cardiovascular e disfunção endotelial (2011)

      ^ Fonte acadêmica, mais atual e confiável. Vai no item "Efeitos do chá verde sobre a pressão arterial". :)

      Excluir
  7. Olá,
    comecei a tomar chá verde tem 1 mês, mas fazia como faço com os outros chás. Deixo a água ferver e coloco a erva e deixo fervendo por 5 minutos. Agora que vi como deve ser feito. Isso significa que tudo que eu venho tomando não está tendo efeito?

    Att,

    ResponderExcluir
  8. olá eu estou tomando cha verde eu queria saber se o cha verde em sachê aquele que vem na caixinha ele tem o mesmo efeito dos outros ou não..

    ResponderExcluir
  9. Pode acrescentar leite em po?

    ResponderExcluir
  10. Pode acrescentar leite em po?

    ResponderExcluir
  11. Pode acrescentar leite em po?

    ResponderExcluir
  12. http://www.maniasdabeleza.com/alimentacao/chas-emagrecer-camellia-sinensis.html

    ResponderExcluir
  13. Se colocar o chá verde para ferver junto a água tem alguma diferença além do gosto amargo?

    ResponderExcluir