domingo, 2 de dezembro de 2012

Quantas calorias tem? Requeijão light

Diferente do cream cheese, o requeijão é tipicamente brasileiro. Não há quem não goste de um pão fresco ou uma torrada com bastante requeijão gelado e uma xícara de café quentinho. No meio da tarde, quando bate aquela fominha, a dupla não é nada ruim, porque você tem um combo balanceado de carboidrato e proteína, mais a energia do café. Melhor ainda se o pão for sem miolo e o requeijão, light.

São dezenas de opções na geladeira do supermercado. Como escolher? O sabor, que é o mais importante, é com você. Já as calorias variam bastante. Entre 14 marcas pesquisadas, o requeijão mais magrinho é o Danubio Zero, com apenas 19 calorias por porção de 30g ou uma colher de sopa. O mais calórico é o Aviação light, com 83 calorias pela mesma porção.


Seguem três listinhas com o ranking das calorias: uma com as porções de 30g, outra com as de 50g e uma final com todos os requeijões juntos.

Por calorias (30g)

Danubio zero 19 cal
Polenghi light 40 cal
Tirolez light 42 cal
Tirolez light com fibras 44 cal
Itambé light 51 cal
Danubio light 52 cal
Batavo light 54 cal
Vigor light 54 cal
Fazenda Bela Vista light 58 cal
Aviação light 83 cal

Por calorias (50g)

Poços de Caldas light 80 cal
Catupiry light 90 cal
Nestlé light 91 cal
Paulista light 94 cal

Por calorias (todos)

Danubio zero 19 cal
Polenghi light 40 cal
Tirolez light 42 cal
Tirolez light com fibras 44 cal
Poços de Caldas light 48 cal *
Itambé light 51 cal
Danubio light 52 cal
Batavo light 54 cal
Vigor light 54 cal
Catupiry light 54 cal *
Nestlé light 55 cal *
Paulista light 56 cal *
Fazenda Bela Vista light 58 cal
Aviação light 83 cal

* Na falta de uma informação nutricional padronizada entre todas as marcas, fiz uma regrinha de três para chegar ao valor calórico de 30g nas marcas que adotam 50g como porção. SÓ A TÍTULO DE CURIOSIDADE. NÃO É UMA CONTA VÁLIDA PORQUE CALORIA SE MEDE EM LABORATÓRIO, NÃO NA CALCULADORA.

Mas fica a dica para a Anvisa impor um padrão porque, caso contrário, nós, consumidores, não podemos fazer uma comparação justa entre os produtos.

Além da porção ser diferente, a informação nutricional apresentada também não é a mesma entre os produtos. Algumas marcas informam a quantidade de colesterol e cálcio, o que me parece básico tratando-se de requeijão, outras não. Fica a pergunta: por quê? É opcional dizer quanto tem de colesterol e cálcio em um produto derivado do leite?

Notem, porém, que, mesmo com uma conta imprecisa para comparar as porções de 50g com as de 30g, os requeijões menos e mais calóricos continuam os mesmos se descartarmos essa conta, ou seja, o Danubio zero continua sendo o requeijão mais magro (19 cal) e o Aviação light ainda desponta como o mais calórico (83 cal) -- terceira listinha.

Todas as informações nutricionais são aquelas informadas nos sites das marcas. Clique no nome de cada requeijão para ir até a fonte.

Dizem os puristas que o autêntico requeijão não leva nem amido e nem gordura vegetal na fórmula. O amido é fácil de identificar, porque fica bem grande no rótulo. Já para saber se tem gordura vegetal, só lendo os ingredientes.

Vale lembrar que o mais tradicional de todos os requeijões, pelo menos na memória afetiva de quem tem mais de 30 anos, não é mais o mesmo. A marca Poços de Caldas já mudou de mãos mais de uma vez ao longo dos anos e a fórmula não é mais a original do seu Moacyr.

O Danubio zero pode não ser o requeijão mais saboroso do mundo, mas pode virar um aliado levíssimo em outras combinações para passar no pão ou mesmo uma torta que leve requeijão no recheio. Acho um coringa para quem tem talentos culinários e criatividade.

Danubio zero

calorias: 19 (1 colher de sopa ou 30g)
gorduras saturadas: 0g
colesterol: 0mg
proteínas: 3,4g
carboidratos: 1,2g
sódio: 195mg
cálcio: 108mg

Polenghi light

calorias: 40 (1 colher de sopa ou 30g)
gorduras saturadas: 1,6g
colesterol: 5,6mg
proteínas: 1,7g
carboidratos: 1,9g
sódio: 144mg

Tirolez light

calorias: 42 (1 colher e 1/2 de sopa ou 30g)
gorduras saturadas: 1,6g
proteínas: 3,2g
carboidratos: 0g
sódio: 162mg

Tirolez light com fibras

calorias: 44 (1 colher e 1/2 de sopa ou 30g)
gorduras saturadas: 2g
proteínas: 2,9g
carboidratos: 1,1g
sódio: 122mg
fibra: 1g

Itambé light

calorias: 51 (1 colher de sopa ou 30g)
gorduras saturadas: 2,9g
proteínas: 3,9g
carboidratos: 0g
sódio: 195mg

Danubio light

calorias: 52 (1 colher de sopa ou 30g)
gorduras saturadas: 2,3g
colesterol: 14mg
proteínas: 3,2g
carboidratos: 1,4g
sódio: 197mg
cálcio: 102mg

Batavo light

calorias: 54 (1 colher de sopa ou 30g)
gorduras saturadas: 2,4g
proteínas: 3,6g
carboidratos: 0,5g
sódio: 132mg
cálcio: 113mg

Vigor light

calorias: 54 (1 colher de sopa ou 30g)
gorduras saturadas: 2,5g
proteínas: 3,6g
carboidratos: 1,1g
sódio: 194mg
cálcio: 170mg

Fazenda Bela Vista light

calorias: 58 (1 colher de sopa ou 30g)
gorduras saturadas: 2,7g
proteínas: 3,7g
carboidratos: 0,8g
sódio: 124mg

Aviação light

calorias: 83 (2 colheres de sopa ou 30g) **
gorduras saturadas: 4,5g
proteínas: 3,1g
carboidratos: 0,8g
sódio: 174mg
fibra: 1,5g

** A info nutricional no site diz "2 colher de sopa" para a porção de 30g, o que parecia um erro de digitação. Mas fui conferir o rótulo no supermercado e é isso mesmo: eles consideram 30g como duas colheres.

Poços de Caldas light

calorias: 80 (2 colheres de sopa ou 50g)
gorduras saturadas: 3,6g
proteínas: 5g
carboidratos: 1,6g
sódio: 270mg

Catupiry light

calorias: 90 (2 colheres de sopa ou 50g)
gorduras saturadas: 3,8g
proteínas: 6g
carboidratos: 3g
sódio: 305mg
fibra: 1,5g

Nestlé light

calorias: 91 (2 colheres de sopa ou 50g)
gorduras saturadas: 4,1g
colesterol: 20mg
proteínas: 6,6g
carboidratos: 1,5g
sódio: 258mg

Paulista light

calorias: 94 (2 colheres de sopa ou 50g)
gorduras saturadas: 4,5g
proteínas: 3,7g
carboidratos: 3g
sódio: 250mg

O requeijão com menos calorias: 19 cal
Danubio zero

O requeijão com menos gordura saturada: 0g
Danubio zero

O requeijão com menos sódio: 122mg
Tirolez light com fibras

Os requeijões com menos carboidratos: 18g
Tirolez light
Itambé light

O requeijão com mais proteína: 3,9g
Itambé light (30g)

Seu Moacyr, a cara do requeijão brasileiro


A melhor maneira de começar esta edição encerrar esta postagem é agradecendo a Moacyr de Carvalho Dias. Sem sua obstinação, sem sua curiosidade culinária, não apenas não teríamos a bela imagem que rouba as atenções nesta página como teríamos sido privados de um sabor que vem fazendo parte das mesas brasileiras há décadas. Foi ele o criador do moderno requeijão cremoso, uma invenção que nasceu de muita sensibilidade, mas principalmente de trabalho duro, como ele narrou ao Paladar.

O fazendeiro e empresário recebeu a reportagem em sua casa no Sítio da Ferradura, em Poços de Caldas, cercado por galinhas, pavões, micos e outros bichos espalhados pelo terreno. No escritório, rodeado por aves empalhadas, ovos coloridos, chocadeiras, esse senhor de 88 anos, bigode branco e chapéu panamá, contou, com informalidade e bom humor, como simplesmente revolucionou a indústria de laticínios do país.

Foi a fórmula número 606, desenvolvida por "seu" Moacyr, então presidente dos Laticínios Poços de Caldas, que deu ao requeijão as características que conquistariam os mercados.

A origem do requeijão no Brasil, contudo, remonta à época da chegada das primeiras famílias portuguesas ao País, conta Lucinha Nunes, cozinheira e pesquisadora da culinária brasileira: "O requeijão, como outros quitutes, nasceu no ritual do chá colonial servido nas casas dos coronéis. Uma disputa por qual deles era o melhor incentivou as sinhás a inventarem novas delícias. Além disso, o requeijão era uma das formas de aproveitar o leite excedente, já que não havia geladeira."

Há 58 anos, algo semelhante aconteceu com Moacyr: ele também estava em busca de um uso para a produção extra de leite de sua cooperativa. A idéia surgiu em uma viagem de verão a São Lourenço (MG). Mais precisamente, numa visita à fábrica do Catupiry, criado pelo imigrante italiano Mario Silvestrini, que em 1911 começou a produzir industrialmente um queijo cremoso.

"O Catupiry era um queijo muito bem feito e bem cotado no comércio. Eu achei que poderia fazer um requeijão semelhante. O dono da fábrica era uma pessoa muito tranqüila e deixava o veranista visitar as instalações. Como eu estava ali de férias, entrei na fábrica para ver como se fazia o Catupiry", conta Moacyr.

Se na fábrica de São Lourenço, pela existência de duas safras leiteiras na região, uma de leite mais fraco que a outra, o imigrante italiano foi obrigado a acrescentar caseína (uma proteína do leite) na fórmula, em Poços de Caldas a história foi diferente. "Partimos do princípio de desnatar o leite e da massa fresca fazer o requeijão, sem incorporar caseína, só creme de leite", diz Moacyr.

Mas afinal o que é o requeijão? Nos centros urbanos, todos chamam de requeijão uma massa branca, cremosa, vendida em copos - todos filhos da bendita receita 606 dos Laticínios Poços de Caldas.

A partir do norte de Minas Gerais o requeijão muda de cara, textura, formato, cor e embalagem. Ele é conhecido como requeijão crioulo, do norte, preto ou ainda baiano. Pode variar de uma massa branca, com toques amarelados, a uma massa cor de caramelo (esse é o requeijão preto, encontrado no nordeste mineiro). É vendido em blocos, "o original mesmo, da região do Serro, é no formato redondo e despejado sobre formas recobertas com folhas de bananeira", informa Lucinha.

"Requeijão caseiro é feito com leite integral coalhado, dessorado e cozido, esse é o original. O meu - de leite desnatado e creme de leite - é o 'fajuto'", brinca Moacyr.

Fonte: Estadão, 21/02/2008

Depois de uma vida dedicada ao requeijão, seu Moacyr é hoje o maior criador de aves silvestres do Brasil, outra de suas paixões.

Um comentário:

  1. Mt bom post, tanto pelas infos como pela história do seu Moacyr. Obrigada!

    ResponderExcluir