quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A política da blogosfera (light)

Pensando se vale a pena continuar com esse blog ou se faço melhor voltando pro lado gringolândia da net, onde sempre interagi por causa da minha antiga profissão. Eu não sou diferente de ninguém que um dia começou um blog de emagrecimento do zero. Eu quero as mesmas coisas, senão não teria começado um blog. Fiz em português achando que ia dar certo interagir com pessoas que falam a mesma língua que eu, pessoas que acompanhei até o seu tão sonhado momento de alcançar a meta e também pessoas que estão começando agora como eu. Mas metade dos blogs que visito, onde comento e que linko aqui não retribuem, simplesmente ignoram -- e posso dizer o mesmo do Twitter e do Orkut.

Isso me diz que algo está errado ou com meu blog ou comigo ou outra coisa que eu não sei o que é ou todas as anteriores. É por isso que eu queria enfatizar: eu não sou diferente de ninguém. Se vocês/alguém acha que eu sou, então me diga por que você acha isso, por que tem essa impressão. Se eu pareço perfeita, pense de novo e leia o post minha história. Se eu pareço forte, ninguém é forte o tempo inteiro. Se parece que não preciso de ninguém e posso fazer isso sozinha, de novo, leia o post minha história e pergunte-se por que eu teria feito um blog.

Isso aqui, a propósito, é a primeira coisa na vida que não faço sozinha por falta de opção. É a primeira vez que me proponho a fazer algo admitindo que não consigo fazer sozinha (porque já tentei e falhei), admitindo que preciso de ajuda. Ironicamente, todas as vezes que precisavam de ajuda altruísta e/ou voluntária, quem era a pessoa chamada e/ou a única que se propunha a fazer? Eu. Eu sempre estendi a mão pra quem precisava agarrar, mas nunca estendi eu mesma pra pedir ajuda porque NUNCA TIVE essa opção. Mas dessa vez tinha! Fazer esse blog pra mim é isso. Dói ser ignorada na única vez que tinha opção e que você pede ajuda. Eu não sou diferente de ninguém que um dia começou um blog de emagrecimento do zero. Eu preciso das mesmas coisas.

Eu vou pensar no zen surfismo.
Não sei se volto.
Mas eu tinha que falar porque tá fod4 e eu não quero que justamente ter um blog me faça querer comer ou jacar total, feio e propositadamente quando o pretendido era justamente o oposto. NÃO QUERO COMER O QUE ESTOU SENTINDO AGORA. NÃO QUERO COMER A EMOÇÃO DO DESAPONTAMENTO. Pra me sentir assim, melhor parar.
Vou abrir os comentários pra depois não falarem que moderei/censurei nada nem ninguém. Eu só prefiro deixar no moderado pra eu mesma saber aonde tem comentário novo, é mais fácil responder assim.

(Ju, Aline, Tati, I'm sorry. E as outras dez pessoas que sabem quem são também.)

Fiquem com zen surfismo. Eu vou pensar/rezar com ele e Deus vai me dizer o que fazer. É fod4mente ridículo chorar assim. O que eu sinto vai além do que eu consigo descrever, porque quando comecei esse blog também passei por cima de uma série de complexos, como quem pula uma fogueira muito alta com medo de se chamuscar. Então pra mim não vai dar. Se eu tiver que parar pra conseguir, então eu paro.

12 comentários:

  1. O título é muito bom! e olha que vc nem escreveu o texto ainda! rs!
    Só vc mesmo, gattttta!
    bj.

    ResponderExcluir
  2. O título é muito bom!!!
    Vou aguardar o post!
    Bj.

    ResponderExcluir
  3. Que legal receber sua visita Dona Bella, rsrs, lindo seu blog, muito alto-astral, adorei tudo por aqui, as fotinhos... esse Ades é ótemoooo mesmo rsrs!!!!
    Vou add vc tb para poder te acompanhar sempre viu?
    Ótima semana, beijocas **

    ResponderExcluir
  4. A propósito, os comentários acima foram anteriores ao desabafo. Antes tinha escrito apenas um lembrete pra escrever o que tava sentindo e pensando. Agora escrevi.

    ResponderExcluir
  5. Oi Bella !

    Seguinte , é a primeira vez que entro no seu blog ...

    Recebi vários comentários fofos seus no meu blog , mas admito que só vim agora , depois de te adicionar no orkut. Por que ? Porque simplesmente não consigo mesmo visitar todo mundo , é uma pena , mas não dou conta de trabalhar , cuidar da casa , dos meus interesses pessoais e passar em todos os blogs. Então , o menos importante nisso tudo são mesmo os blogs , e é bem aí que eu falho.

    Siceramente , não consegui ler muitos posts seus para poder opinar sobre o pq de vc receber poucos coments, aliás , acho que vc nem deveria ligar muito para isso , já adianto que não sei bem qual o critério de quem comenta. Eu , Gabriela , não comento para fazer tipo ou por obrigação , comento quando posso acrescentar algo mesmo , para elogiar algo que eu realmente ache legal.
    Se vc reparar bem , no meu blog tem posts que tb não recebem muitos comentários. Os que só coloco o que eu comi , sem nenhuma grande novidade , ninguém liga muito. Mas eu não me importo não.
    Os que mais recebem são os de quando eu estou chateada , de quando tenho problemas , de quando eu me exponho. Parece que as pessoas gostam justamente de ver que somos como elas , cheias de aflições e angústias. Ah , tb recebo muitos comentários quando coloco fotos minhas , devem achar legal saber que por trás do teclado tem sim uma gordinha escrevendo ... rsss Sei lá !
    Esse meu blog está no ar desde o começo de 2009 , tenho muitas amigas pessoais que visitam , mas tb muita gente desconhecida que não faço a menor idéia de como chega até a mim. Deve ser o famoso boca-a-boca mesmo.

    Me pareceu lendo esse post que vc está um pouco carente e colocando muitas expectativas no blog , eu acho que vc precisa ir com calma , até pq da mesma forma que vem energia boa e pessoas boas , vem muita gente ruim e invejosa tb. Então calma , pq nem tudo são flores. Vá fazendo amizades aos poucos , antes menos pessoas que sejam sinceras e boas , do quem monte de doido te enxendo o saco por aqui.

    Beijos Grandes , espero que vc consiga chegar na sua meta de emagrecimento.

    Gabi
    mulherpneu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Bella.

    Assim como você, eu também sou nova na blogosfera. Comecei o meu blog em outubro/2009 depois de acompanhar muitas histórias de sucesso, como a da Larissa (meuemagrecimento) e da Lu Francesa, além de conhecer (ainda que só virtualmente) outras pessoas muito bacanas como a Gabi (mulherpneu), que postou aí em cima, a Selma (batalhasaudavel) e tantas outras.

    O que eu posso te dizer é que o blog deve ser encarado mais como um local onde você pode desabafar, expor suas alegrias e frustrações, como num diário mesmo, sabe?

    Eu também não recebo muitos comentários. E tenho consciência de que esse fato se deve à minha postura um tanto reservada, pois ainda não tive coragem de colocar fotos minhas e nem sequer o quando estou pesando. O único dado que posto com regularidade é o tanto de peso que vou eliminando. Sei lá...isso é uma coisa minha mesmo. A verdade é que resolvi fazer o blog como uma espécie de terapia, já que nunca tive paciência para escrever um diário...hehehe.

    Então, faço minhas as palavras da Gabi: vá com calma, seja seletiva, faça amizade aos poucos, pois mesmo havendo muita gente bacana por aí, também há muita gente louca que vai postar só para azucrinar a paciência do blogueiro.

    Assim, não acabe com o blog, não! Li todos os seus posts e posso dizer que você escreve muito bem. Gostei muito de tudo. Deve ser porque me identifiquei com a sua história. Eu também precisei tomar uma atitude em razão de problemas de saúde (hipertensão e colesterol alto). Além disso, também sou libriana como você (dia 11/10), com ascendente em virgem (que combina com o seu ascendente em touro) e cachorro no horóscopo chinês (que é super amigo do tigre, sabia?). Além disso, estamos praticamente na mesma faixa de idade (eu sou mais velha...hehehe), pois estou com 39.

    Portanto, se você me permitir, assim como eu e a Gabi nos adicionamos, vou te adicionar no Orkut. Deixarei um recadinho para você saber quem eu sou, já que Scarlet não é meu nome verdadeiro (obviamente), ok?

    Beijos!

    Scarlet
    scarletsaudavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro o seu blog e sempre que me ligo à net venho visitá-lo, por isso nem pensar em me abandonar. Nem sempre comento, porque às vezes o tempo é curto, mas leio sempre com interesse. Quanto às outras redes sociais - não ligo muito! Eu gosto mesmo é dos blogs rsrs!
    Bjs grandes

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bella

    Estou voltando a Blogosfera e o seu blog foi dos que eu mais gostei.

    Emagreci 20 kilos e realizei o sonho de ser magra sem remédios com meu blog.

    Vamos juntas seguir um caminho saudável e de sucesso que é o da reeducação alimentar.

    Conte comigo !

    Fico esperando notícia suas.

    OBS.: Meu novo blog está quase pronto.

    diariodavania.blogspot.com

    beijo,

    Vânia

    ResponderExcluir
  9. Olha só... calma. Eu li, e reli seu post. E só vou escrever aqui para te falar que vou ter que escrever muito mais sobre isso, seja aqui no blog, seja por email (se acontecer de entrar em algum assunto ou desabafo pessoal) - PORQUE EU TE ENTENDO, e porque eu te adoro, te adoro mesmo. Me identifiquei com você desde o primeiro dia em que vim aqui.

    Chérie, agora está tarde (00:46) mas amanhã, assim que chegar em casa depois de ficar no apto durante o dia, eu entro em contato contigo - pelo Twitter só para te falar do horário. Podemos conversar pelo Orkut, deal?

    Bjão, Jú


    PS. Calma.

    ResponderExcluir
  10. Calma Nen!
    Acho seus comentário superlegais! vc tem bom humor, é sincera, critica sem machucar, incentiva...
    A primeira coiisa que aprendi fazendo um blog é que em primeiro lugar é uma conversa entre "eu e eu" PODEM DISCORDAR mas comigo funciona assim. Sei que as colegas leem e eu amo isso/ preciso disso/ desse farol/desse ponteiro... precisamos mas em primeiro lugar é um ponto de contato com o "nosso eu" e a maneira como vemos o Mundo.
    É preciso dar tempo pra semente brotar,tb mandei msg pra várias pessoas que não responderam/uma questão de perfil, fazer o quê? os amigos vão chegar!
    Não desista!
    Conto c/ vc...
    Beijus!

    ResponderExcluir
  11. Bella, nessa curta jornada de blogueira posso te dizer que, ainda bem, nunca tive problemas com as pessoas que as vezes azucrinam o bem-estar geral das postagens. :) Tenho sim muitas coisas boas para falar das pessoas que me visitam pois sinto que há uma troca de energia muito legal, de generosidade até então.

    É certo que você pode ter seguidores (o que facilita muito a vida das pessoas, como descobri depois - cadê sua lista?) e leitores que não comentam; mas o que vale são aqueles que você sabe que te visitam e aparecem para dar um alô. Esses fazem a diferença pra gente, né? Com algumas dessas pessoas o contato fica mais próximo e uma amizade se contrói, com outras sempre haverá um contato mínimo e por aí vai. Reproduções fieis de nossas relações na vida real. Coisas com as quais temos que lidar.

    Acho seu blog lindo e você faz tudo aqui com um cuidado espetacular, sério mesmo. Seu blog é de qualidade! :P Então, o que será que acontece? Por que sente 'um vazio', a tal solidão aqui? Será que as pessoas te acham muito forte, muito inteligente, muito perfeita mesmo?

    Moderar ou não moderar não é a questão, a meu ver. A não ser que te azucrinem ou que queira controlar mnais o tempo das respostas que dará, por exemplo. Mas o fato de você responder as pessoas em seu próprio blog pode deixá-las no ar? Ou você avisa que responde aqui? Nem todo mundo volta para o mesmo post que leu para abrir o comentário e ver a sua rsposta, concorda? Na maioria dos casos, as pessoas recebem as respostas nos blogues. Um ou outro responde nos comentários, tudo bem. Que seja. Mas creio que isso se não for comunicado pode deixar dúvida, não acha?

    Lu Francesa responde lá mesmo no dela, mas tem as respostas aos outros comentários geralmente quando vamos comentar por lá e já sabemos do procedimento. E aqui, como as pessoas sabem que sua resposta será dada no seu próprio blog, sem ter um indicativo disso? A lateral dos comentários nem considere muito... as pessoas pouco leem isso!

    Se as pessoas não souberem que você responde por aqui, será que vão te achar perfeita? Ou estarão te vendo como alguém que não retribui a atenção que te deram? [Porque no fundo TODAS queremos atenção, queremos ser ouvidas, compreendidas e aceitas]. Pense nisso...

    Uma vez uma blogueira iniciante me perguntou o que fazer para receber visitas, pois no blog dela não ia ninguém. Eu disse que não era a pessoa mais indicada para dar essa resposta, mas que eu costumava visitar as pessoas com as quais me identificava e quando sentia vontade comentava nos seus blogs. Então, sufgeri que ela fosse mais presente nos blogues que ela gostasse e que se em alguns talvez não tivesse resposta, em outros certamente teria. E assim ela fez e agora segue com suas amigas virtuais. :P

    Tu és quem cativas, não é, Pequena Princesa Bella? Então, invista aqui sim, mas se permita circular mais por aí e dar o ar da graça. Quero ver se isso não muda... é claro que você terá alguns critérios para escolher os blogs mas em alguns casos você será escolhida também. Isso cresce, fica enorme.

    E eu que gosto de dar atenção e entender o que se passa com cada uma, fico dividida quando me vejo cheia de afazeres domésticos, coisas par estudar e contratempos que me impedem de me dedidcar uns minutos por dia às minhas amigas. E a ausência pode significar problemas maiores na vida das pessoas e não abandono das amigas. A gente só sabe mesmo quando se aproxima.

    E que venha a paz! E muitas amizades verdadeiras para você! Além da minha, claro! :D Bjs

    ResponderExcluir
  12. Eita que o tsumani de emoções (que vc maravilhosamente bem definiu) te pegou de jeito heim moça?
    Fiquei um tempinho sem aparecer e quanta coisa! Tá parecendo eu?
    Olha, vou ser bem sincera para você. Qualquer pessoa que tem um blog quer atenção, quer ser "ouvida", e o nosso temômetro são os comentários. Mas não se ligue em quantidade. Você escreve tão bem, é uma pessoa tão inteligente e na net tem muito mais gente que se interessa por futilidades.
    Eu queria que você soubesse que ficarei triste se você parar com o blog!
    Bjs

    ResponderExcluir