terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Macarrão com Sardinha

Comida de pobre, como diz mother. Segundo ela, é assim porque em mesa portuguesa podia faltar tudo, mas macarrão e sardinha sempre tinha porque era barato. Mais simples, impossível, e é uma comidinha saborosa que só.

Macarrão com Sardinha

Ingredientes

  • macarrão espaguete integral
  • alho
  • azeite (se for extra virgem prensado a frio, é sempre melhor)
  • uma lata de sardinha sem espinhas no azeite e pimenta (essa sem espinha vem na caixinha)
  • um tomate
  • meia cebola

Modo de fazer

Disponha a sardinha lado a lado num prato cortando cada filézinho ao meio (sentido do comprimento), sem o óleo da latinha e sem a pimenta (esses, descarte).
Faça uma salada simples de tomate e cebola, tempere com sal, vinagre balsâmico e azeite.
Disponha a cebola por cima da sardinha e os tomates ao redor.
(Mother faz assim, cobre a sardinha com a cebola, e coloca os tomates direitinho em volta. Mas mother é mother e igual não há. Eu faço mais o gênero toss the salad.)



Bem, agora você vai fazer um macarrão alho e óleo, tá? Cozinhe o macarrão até ficar al dente. Refogue o alho no azeite, numa panela grande, e depois jogue o macarrão por cima, misturando tudo muito bem. É pouco azeite, só o suficiente pra refogar o alho, tá? Aí a quantidade de alho vai com seu gosto e a quantidade de macarrão.
(Eu como sou meio fresca com esse negócio de óleo quente, meu alho é bem branco mesmo, não deixo ele fritar, não, nem muito menos o azeite esquentar demais. É põe e tira logo mesmo. Canto um refrãozinho e já foi.)



Tá pronto!

Ao servir (agora, sim), acrescente mais azeite ao seu prato e bom apetite. :)



Ah, só mais um detalhe: uma lata de sardinha é suficiente pra duas pessoas, tá? (Eu que sou gulosa e comi tudo...) rs

Outra opção é fazer com atum em vez de sardinha, mas não acho tão saboroso. É tão bom quanto, mas simplesmente não é a mesma combinação, o mesmo paladar.

O macarrão integral é energético e rico em fibras.
A sardinha é rica em ômega 3 e é uma boa fonte de proteína.
Tomate é rico em licopeno, ótimo antioxidante.
Cebola e alho, mais dois amigos do coração.
Azeite! :D
Mas nada de empapar o macarrão na panela quente, hein? Mais azeite é só no prato, ao servir... rs
O lance desse prato num menu de emagrecimento é realmente ter sardinha e macarrão numa proporção bem equilibrada até pelo sabor, não só pelo aspecto saúde. Não é um tiquinho de sardinha e um montão de massa... rs Quando você mistura os dois, parece que tá comendo um montão. E tá mesmo, viu? Pode crer que satisfaz muito.

Se ainda sobrar espaço pra sobremesa, o que duvido muito, gelatina diet e mais nada. rs

Outra sugestão: essa salada de sardinha, se é que eu posso chamar assim, vai muito bem com pão italiano quentinho e molhado no azeite. Nesse caso, você vai cortar tudo bem pequeno e misturar bem, de modo que a sardinha vai praticamente desmanchar. Ah, mas você não ouviu isso de mim. ;)

5 comentários:

  1. Parece uma delícia!
    Bjs e uma ótima semana pra vc!
    =D

    ResponderExcluir
  2. E não é que senhorita pilota muito bem o fogão?
    Eu faço massa integral de vez em quando, mas realmente não curto muito a textura, preciso experimentar outras marcas... Eu AMO sardinha! Adoro misturar com tomate e cebola na salada. P/ ficar "menos" de pobre você pica o tomate e a cebora como um vinagrete, adiciona salsinha, sal, pimenta... coloca a sardinha bem desfiadinha no meio e depois faz barquinhos com folhas de alface americana. Fica uma delícia!!!

    Parabéns pelas conquistas! Você vai até o fim, tenho certeza!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Marília, pra quem gosta de sardinha... Nham! :9

    Ah, Tati, só você mesmo pra sugerir que eu, senhora toss the salad, faça barquinhos com folhas de alface americana? Mas isso é que é fé numa transformação, hein? rsssssssss ♥
    Jura que você acha estranha a textura do macarrão integral? Faz tantos anos que não como macarrão normal que já acostumei, que nem o arroz... Eu só acho ele mais firme, mais durinho... :)

    ResponderExcluir
  4. Tati, fui lá na cozinha ver. Esse é o Renata integral grano duro. Já experimentou esse? Dá pra ver que o fio é até mais fininho que o espaguete comum... Quase nem parece espaguete. rs

    ResponderExcluir
  5. Fala sério, que eu olhei na lateral do meu blog e quando vi o título "macarrão com sardinha" eu cliquei na hora. Comida de pobre? Olha só, na minha cabeça isso não existe - o que existe é comida mais saborosa ou menos saborosa, e sardinha, me desculpa é a campeã em sabor!!!

    Como você mesma disse, o atum até pode substituir mas nunca vai ficar igual.

    Amei o prato!
    Bjos, Jú

    ResponderExcluir