domingo, 6 de janeiro de 2013

Compulsão, remédios e absurdos

Como é difícil se livrar da compulsão de comer. Por mais que eu tenha tentado me virar com uma mega salada, sabendo que tinha chocolate por perto, a porr4 da compulsão bailou uma rumba em cima de mim. HOJE, que fique claro, porque eu vou dar um jeito.


Mas não me espanta que tanta gente recorra a remédios pra emagrecer. Eu mesma, na ultra juventude, ainda que sem saber direito o que estava tomando e confiando que aquilo era só pra me ajudar e não faria mal nenhum, inclusive no longo prazo.

Ah... A supremacia da opinião médica na era pré-internet... O positivo da internet é que ela insere na relação médico-paciente o elemento da dúvida. Antes, era tudo muito one-sided. A relação ficou mais equilibrada.

E não estou condenando os remédios pra emagrecer, de jeito nenhum, quem sou eu. O que faz (mais) mal pra um ajuda (mais) o outro, porque todo remédio tem seus efeitos colaterais, afinal de contas.

O que acho ruim é a desinformação e a ingenuidade ou excesso de confiança, a falta de atenção, o não observar justamente se um remédio, qualquer que seja ele, está mais ajudando ou mais atrapalhando. E qualquer bom médico vai ajudar seu paciente a avaliar isso e considerar o longo prazo.

E se for tudo às mil maravilhas? Pois é, o problema é quando a pessoa, levada pelo entusiasmo, esquece que não vai tomar aquele remédio pra emagrecer pra sempre.

Às vezes eu acho que o que as pessoas querem não é uma fórmula mágica pra queimar o cinturão de bacon da noite pro dia, é pra fechar a boca mesmo, o que são coisas inteiramente diversas.

Eu ia parar por aqui mesmo (assunto delicado), mas achei uma coisa tão absurda que merece ser compartilhada como alerta. Stay tuned, vou fazer outro post só pra registrar o absurdo, mas deixo uma perguntinha: será que as pessoas sabem a diferença entre remédio e golpe, ainda mais quando a vontade de emagrecer fala mais alto?

O que eu comi hoje ♥ 056

  • chá verde
  • arroz integral, feijão preto, quiabo refogado, carne moída (patinho)
  • pêssego 
  • iogurte light de morango, doce de banana (caseiro), porção de oleaginosas (castanhas de caju, avelãs, duas castanhas do Pará, uma noz)
  • uma taça de champagne (100 cal)
  • chá verde
  • salada (alface, tomate, cebola, pepino japonês, queijo branco light, atum)
  • 5 bombons (213 cal)
  • 6 quadradinhos de chocolate Suflair dark
  • barra de cereal banana com canela (80 cal) e 4 damascos secos
Compulsão 1 x Bella 0
Sempre tem o dia seguinte pra virar o placar.

E vendo o lado bom do meu domingo, acabei de reparar (tirando o exagero de chocolate, lógico) que não é tão difícil assim cumprir aquela cotinha sagrada de 5 porções de frutas, verduras e legumes. Sem perceber, cobri a cota de boa. :)

6 comentários:

  1. Olá, olá....

    Acabei de fazer um novo blog para reiniciar a minha RA, perdida desde 2009, e estou aqui para re-conhecer o teu blog e arranjar incentivos e coragem para seguir em frente!! Ainda te lemmbras de mim? Tinha o Blog Corpinho Perfeito...

    Já sou tua seguidora e estarei aqui sempre que hajam novidades.... se quiseres ser minha seguidora também, ficarei muito felizz....

    Desejo-te tudo de bom, muitas felicidades, conquistas e sucesso neste novo ano...

    Beijinhos e até breve...

    ResponderExcluir
  2. Não acredito! Você voltou!
    Bella, achei que você tinha desistido, fiquei UM TEMPÃO sem vir aqui, te adicionei estes dias atrás no Twitter (tentei comentar do iPad mas não rola, sei lá porque). Agora voltei com calma.

    Meu, um ótimo 2013 e força de novo!
    Espero que sua vida esteja melhor, muita coisa deve ter acontecido desde que trocávamos emails e até pouco tempo atrás ainda tinha teu celular (perdi meu celular final do ano passado).

    Bjos, Jú

    ResponderExcluir
  3. O que mais existe são propagandas enganosas. e nem precisa procurar, basta olhar na lateral do Face que todo dia tem umas 10.
    Nem vou pedir para você me visitar, mas saiba que estarei aqui, sempre...
    Beijão.

    ResponderExcluir
  4. AVOH, eu vou, eu vou! E Facebook, não sou muito fã... Mas por que você não usa o Ad Block Plus no Firefox? Eu nunca vejo propaganda de nada. rs

    Juli! Saudade. :) Desistir não rola. Eu hibernei, né? And most unfortunately, I must add. Mas se eu tivesse mudado de ideia, teria feito um post pra avisar. rs Me manda um email, que eu te mando um 411 básico.

    Keep Calm, 2009 rings a bell... rs Vou visitar seu novo blog, sim. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me dá teu email? Perdi minha agenda quando zerei meu comp :(
      Bjos, Jú

      Ps. Comentei como anonimo pq estou no pad :)

      Excluir
    2. Eu tenho seu email no @yahoo.com e um no @gmail, algum dos dois ainda rola? Te escrevo!

      Excluir