segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Barrinhas pra que te quero

Fui no supermercado e me joguei nas barrinhas de cereais. Sim, aquelas cheias de xarope de glicose ou açúcar, quando não os dois juntos. Algumas, pasmem, chegam a ter 0% de fibras -- vem aí um post sobre o assunto. É um absurdo o que a gente comprou de papo furado da mídia especializada sobre "lanchinho saudável".

Mesmo assim, a barrinha de cereais, danadinha que é, pode ser uma aliada de quem quer emagrecer. Eu diria até mesmo uma arma estratégica em determinados momentos. Quer ver?

Joguei mais de uma dúzia de caixinhas e pacotinhos no carrinho. Trouxe pra casa todas as barrinhas de cereais que encontrei com até 80 calorias. Um bombom Sonho de Valsa, nosso paradigma genérico pro chocolate, tem 115 calorias.

E o que eu tenho aqui, me atormentando todo dia, não é esse bombonzinho "aceito uma prenda, qualquer coisa assim" que o Chico Buarque escreveu naquele famoso refrão. Os bombons da Kopenhagen estão mais pra Alain Delon na juventude. Haja retidão de caráter pra resistir.

Então, com um montão de barrinhas, eu voltei pra casa mais preparada pra combater o galã. Poder de fogo. Weapons, man, I'm talking about WEAPONS.

O galã, irritado com a "concorrência" rs

E até descobri uma barrinha de fibras, que ainda não conhecia. Chama Fitfibras. Esta, sim, ao contrário da maioria das barrinhas de cereais, me pareceu bem saudável. Ficou um pouco acima do meu teto de 80 calorias, mas queria experimentar e total valeu a pena. Curti, viu? Achei bem gostosa.


Aí, bateu a madruga e a larica noturna fatídica, o que eu fiz? Fui de barrinha com repeteco, em vez de me jogar nos braços do chocolate galã cinco vezes. Troquei 213 calorias por 169 e fui dormir feliz e satisfeita.

Acho que fica a dica de um troca válida. Não significa que eu vou deixar de comer chocolate -- e nem quero, se bem que não vejo a hora de essa caixa de bombons da Kopenhagen acabar...

Mas com uma troca estratégica, lançando mão das barrinhas de cereais, eu deixo de comer toda noite o dito chocolate, que é mais calórico, mais viciante (pra mim) e que, portanto, tem o poder de atrasar (mais) o meu progresso no emagrecimento.

Acho que em vez de tentar copiar um ideal "princesa Disney", você tem que saber aonde a gordura pega na sua dobrinha. Ninguém é igual e a reeducação alimentar tem dificuldades diferentes a cada momento. Se você souber identificar essas duas coisas, vai saber quais são as melhores weapons of choice pra você as you go.


O que eu comi hoje ♥ 057
  • chá verde
  • vitamina (leite de soja zero, polpa de goiaba, 2 colheres de quinua e uma de linhaça)
  • chá verde
  • arroz integral, feijão preto, quiabo refogado, carne moída e salada de chuchu
  • doce de banana (caseiro) e 3 damascos secos
  • porção de oleaginosas (amêndoas, avelãs, castanhas de caju, 2 castanhas do Pará e uma noz)
  • chá verde
  • barrinha de fibras frutas vermelhas com chocolate (89 cal)
  • barrinha de cereais trufa (80 cal)

Não tem petisco mais gostoso que um comentário.
Carinho = zero cal! ;)

Postar um comentário