quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Cerejas, muito além da doçura

As cerejas estão impossivelmente doces e baratas. Eu costumo não sair muito do lugar comum quando o assunto é fruta (me apego às polpas congeladas, que são mais práticas e não estragam), mas tô adorando colher algumas cerejinhas pelo caminho, ainda mais depois de saber como elas são amigas do emagrecimento.

Um saquinho de 300g de cereja, paguei R$ 5,80. E, pra mim, vai render vários dias. Uma dica é dar uma apalpadinha de leve e conferir o aspecto da casca pra ver se ela não tá muito madura, porque, se tiver, vai ter que comer ultra rápido, mesmo deixando na geladeira.

Pequena notável


Além de saborosa, a cereja possui uma composição nutricional incrível, sendo capaz de fornecer ao organismo carboidrato, lipídeo, proteína, fibra, cálcio, fósforo, ferro, vitamina A, C, B1, B2, niacina e flavonóides.

Os carboidratos presentes na fruta são do tipo complexo, o que favorece a manutenção da carga glicêmica baixa da fruta (CG= 7). Isto significa que os açúcares da fruta serão absorvidos pelo organismo de forma bem lenta, mantendo sua glicemia constante, diminuindo a inflamação e controlando a sensação de fome.

Suas fibras contêm pectina, que apresenta efeito laxativo capaz de evitar a obstipação instestinal. A cereja possui ainda ácidos naturais, como: ácido salicílico, que possui efeito antiinflamatório; ácido málico, que confere sabor levemente ácido à fruta. Contém ainda enxofre, um mineral necessário para evitar problemas cardiovasculares e inibir o efeito nocivo proporcionado pelos radicais livres.

Apesar dos benefícios, quando consumida excessivamente (200 a 300 gramas por dia), pode favorecer o surgimento de problemas estomacais, uma vez que a mesma atua na estimulação das glândulas digestivas.

Nutrientes: rica em vitamina C, acido fólico, betacaroteno, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e flavonóides.
Propriedades: ajuda a fortalecer o sistema imunológico e é antioxidante, auxiliando no combate aos radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento).
Valor energético: 63 calorias a cada 100g de cereja (1 unidade tem aproximadamente 7g).

Fontes: Nutrição em Foco e Corpo a Corpo

Isso significa que uma cereja, apesar de grande e carnuda, não tem mais do que 5 calorias. Heavenly! :)


O que eu comi hoje ♥ 074
  • chá verde
  • meio sanduba quente (pão light 7 grãos, creme de ricota light e 2 fatias de queijo branco light), uma pera e um iogurte zero de graviola com chia
  • chá verde
  • arroz integral, hambúrguer de soja e salada (tomate, cebola e uma fatia de queijo branco light)
  • uma porção de manga e 2 castanhas do Pará
  • chá verde
  • salada (alface, tomate, pepino japonês, uma fatia de queijo branco light e meia latinha de sardinha)
  • 6 cerejas, uma noz, um punhado de amêndoas, 2 damascos secos com cobertura de chocolate e um picolé de banana (130 cal)
Mais um dia em que eu cumpri a cota de "5 porções de frutas, verduras e legumes" sem reparar e sem esforço. E ainda teve chocolate e picolé! rs

Carbos complexos: check
Proteínas magras: check
Gorduras do bem: check
Laticínios magros: check
Alimentos funcionais: check! :)

Deve ter coisas faltando aí e, se bobear, tem até algum excesso. Mas como eu não sou nutricionista, não tem como eu dar esse carimbo de aprovação, óbvio. Confesso que eu não olho muito na hora, não, é meio "o que eu quero comer, o que tem pra hoje, o que eu posso comer agora". Só vou perceber se eu comi bem depois, quando venho postar aqui no blog.

Quando eu vejo um dia bom assim, acho atípico, embora não seja. O que me deixa satisfeita nem são esses "check, check, check", mas como eu me sinto e como isso se reflete à mesa.

É este o meu ponto crítico e não é segredo: tá aqui escancarado pra todo mundo ver... I am an emotional eater, after all.

Emoções sob controle = equilíbrio à mesa. É simples assim. O sucesso do meu emagrecimento, eu sei, está menos ligado aos aspectos nutricionais e mais aos emocionais, porque são as emoções que me demandam o maior esforço e atenção, não é o que eu ponho no prato.

Não tem petisco mais gostoso que um comentário.
Carinho = zero cal! ;)

Postar um comentário