domingo, 18 de outubro de 2009

Gorduras: saiba dinstingui-las!

Esse é um post do tipo "não custa lembrar" e "é bom ter sempre à mão". Tá muito bem escrito pela revista Dieta Já. Você sabia que fazendo as escolhas certas, as gorduras não só dão um upgrade na saúde do coração, mas até ajudam a emagrecer? :D

Bê-a-bá das Gorduras

Insaturdas: As Gorduras do Bem!

Monoinsaturada: em destaque no azeite de oliva, no abacate, nas azeitonas, na castanha-de-caju, nas amêndoas e no pistache. É saborosa e fornece energia para aumentar o metabolismo basal, sem estimular a secreção de insulina.

Poliinsaturada (ácidos graxos ômega 3): É excelente para reduzir o mau colesterol (LDL), diminuir o risco de doenças cardiovasculares e hipertensão arterial. "Esses ácidos graxos controlam os mecanismos de inflamação, vasodilatação e reação alérgica. Por isso o consumo adequado de ômega 3, presente nos peixes e nas sementes de linhaça, é tão importante na prevenção de doenças cardiovasculares", explica.

Saturadas: As que Exigem (Mais) Moderação

Saturada: presente em carne vermelha, manteiga, leite integral, frituras, miúdos, gema de ovo. "É fonte de ácido araquidônico, perigoso para a saúde, e responsável por problemas inflamatórios e doenças degenerativas. Por isso, deve ser consumida com moderação. Em média, uma vez por semana", afirma a médica.

Trans: encontrada em biscoitos, croissants, sorvetes e bolos recheados, é a pior de todas. É um tipo específico de gordura saturada formada por um processo de hidrogenação natural ou industrial - provocado pelo aquecimento de óleos vegetais líquidos para a solidificação em margarinas e gorduras duras. Para a nutricionista Miriam Topein Ghorayeb (SP), o perigo está no fato desses alimentos serem deliciosos, mas péssimos para a saúde, pois se consumidos regularmente podem levar ao aumento do colesterol ruim (LDL) e à diminuição do bom (HDL). "Ela também amplia o risco de obesidade, de doenças cardiovasculares e aumento dos hormônios pró-inflamatórios, fazendo com que o organismo fique mais favorável a inflamações", explica.

- Revista Dieta Já, edição 139

E aí? Como é que está o seu consumo de gorduras? Você tem consumido mais das insaturadas ou das saturadas?

Não podemos esquecer que as gorduras são mais calóricas que as proteínas e os carboidratos, então moderação é a chave! Queremos os benefícios, mas não que elas acabem como depósitos na nossa cintura.

Outro lembrete importante é que o nosso corpo precisa de gorduras, elas não podem ser cortadas da nossa alimentação diária. Muitas vitaminas são liposolúveis, ou seja, precisam da gordura para serem absorvidas pelo nosso corpo. Além disso, o corpo também precisa da gordura para a fabricação de hormônios.

Então, vamos investir sempre com moderação nas oleaginosas, no azeite, no abacate, nos peixes, nos laticínios desnatados e light e nas carnes magras. A reeducação alimentar e a saúde agradecem! :)

2 comentários:

  1. Pela sua descrição, ai no texto, eu tenho comido muito mais monoinsaturadas do que saturadas. E das saturadas, o destaque vai para a carne vermelha que ainda como ocasionalmente. Gema de ovo, leite e miúdos realmente não fazem parte do meu cardápio desde que nasci, frituras, doces, e açúcar não estou comendo por causa da dieta (só estou ingerindo o que tiver nos alimentos) e não por exemplo, comendo um bolo ou torta.

    Comida é uma dificuldade para quem gosta de comer. Como eu. rs. Bjos, Jú

    ResponderExcluir
  2. Ju, quem tá com mono tá com Deus! rs Mas não exagera, hein? ;)
    Agora eu sei porque se coloca azeitona no martini, pra ficar mais saudável! rs

    ResponderExcluir