quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Velas ecológicas (BAD '09)

Imagine um romântico jantar à luz de velas ou então um banho relaxante de banheira ou ofurô iluminado apenas pela chama de uma deliciosa vela aromática. Nesses momentos gostosos, fica difícil (senão impossível) imaginar que tem alguma coisa errada nessas cenas, não? Pois é, mas o simples queimar de uma vela de parafina, que é um derivado do petróleo (combustível fóssil não-renovável), pode emitir toxinas como acetona, benzeno, chumbo e mercúrio quando acesas, dependendo da procedência da parafina -- que o consumidor final, sejamos sinceros, simplesmente não tem como conferir ou saber. Mas, calma, isso não é o fim do jantar romântico e nem do banho relaxante. Eu também não tinha a menor idéia de nada disso até descobrir que já existem velas ecológicas. :)

Além de durar 50% mais que as velas comuns de parafina, elas não poluem o ambiente com toxinas pois utilizam matérias-primas totalmente naturais. As velas ecológicas são fabricadas a partir de ceras vegetais de palma, girassol, soja e até arroz.

Nos EUA, elas já correspondem a 35% do mercado de velas. Mas, no Brasil, infelizmente a vela de parafina ainda ganha de longe, ficando as ecológicas com apenas 5% da produção nacional -- segundo dados de 2007, mas a tendência é de alta. Quanto mais gente souber onde encontrar a matéria-prima vegetal, principalmente entre os fabricantes de velas artesanais e aromáticas que a gente tanto gosta de comprar, a procura pela versão ecológica só pode crescer. E os custos? A parafina está diretamente ligada ao mercado do petróleo (a às altas dos preços internacionais), o que não ocorre com as matérias-primas vegetais -- sem contar que são naturalmente abudantes no Brasil.

E pro consumidor? Só benefícios! Além de durar mais, a vela ecológica é livre dos desagradáveis efeitos do uso da parafina: não faz aquela fumaça preta e não emite toxinas no ar que você está respirando. Viu? Não é o fim do jantar à luz de velas e nem do banho de ofurô. rs

Que tal disseminar essa idéia? Se você faz e vende velas artesanais ou aromáticas, procure saber onde encontrar as ceras vegetais -- veja link no final desse post. Se conhece alguém que está nesse mercado artesanal ou se é apenas um consumidor, não deixe de sugerir essa idéia. Às vezes as pessoas não fazem ou não vendem velas ecológicas simplesmente porque não sabem que existe ou como fazer. Eu não sabia! Até encontrar um produto made in USA.


Foram essas velas da Aromatherapy Interventions que encontrei ontem quando fazia uma pesquisa no Google com as palavras "serenity now". rs São todas ecológicas feitas a partir da soja e olha a variedade de aromas! Claro que fiquei doida pra saber se existia algo parecido made in Brazil e, felizmente, encontrei algumas opções. :)


A Ecovelas usa cera de soja pra produzir uma gama enorme de formatos e cores. E estas velas ecológicas também podem ser lindos presentes em vidro, cerâmica e porcelana. Tudo artesanal e feito à mão. Olha que linda essa que vem na taça com detalhes em dourado!


A Tok & Stok oferece apenas duas opções de velas aromáticas feitas com cera de soja: erva-doce e baunilha. Fica aqui a sugestão pra ampliarem esse catálogo!

Do Rio Grande do Sul, a Bride Velas produz eco candles a partir de extratos vegetais sem parafina e atende aos mercados de atacado e varejo.

Mas o que tudo isso tem a ver com o tema do Blog Action Day 2009, que é Mudança Climática? Queima de combustíveis fósseis, emissões de carbono, mudança climática. Há controvérsias sobre a parafina nessa equação, sendo ela um derivado direto do petróleo. As velas ecológicas, por sua vez, por serem feitas a partir de fontes vegetais, não contribuem para um aumento das emissões de carbono na atmosfera por emitirem o chamado carbono neutro: uma vez que as plantas se utilizam de CO2 na fotossíntese, esse carbono devolvido pra atmosfera na combustão do produto vela ganha então um caráter neutro, ao invés de soma e adição. É claro que no grande esquema das coisas pode parecer insignificante, mas também sabemos como pequenas ações importam quando tomadas em conjunto. :)

Pra quem se interessou pela idéia e gostaria de trocar a parafina pela matéria-prima vegetal, dá uma olhada na matéria abaixo. As fontes citadas me parecem um ótimo ponto de partida pra saber onde encontrar e quem procurar.

» Velas ecológicas para fugir do custo da parafina

Eu adorei essa idéia e agora só compro velas aromáticas 100% vegetais. Espero realmente que esse mercado prospere! :)

Não tem petisco mais gostoso que um comentário.
Carinho = zero cal! ;)

Postar um comentário