quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Salmão assado

Quem não tem grelha, vai de forno mesmo! rs É muito fácil fazer salmão assado. :) Primeiro, o tempero. Eu acho o salmão um peixe muito saboroso por si só, então meu tempero é bem básico: sal, salsinha, pimenta do reino, alho e limão. Tempere a peça inteira e leve à geladeira algumas horas antes de assar, só pra pegar o gostinho do tempero. Cuidado pra não exagerar no limão!

Na hora de assar, coloque o salmão sobre papel alumínio. Se preferir, pode também fazer uma "caminha" pro salmão com batata ou cebola fatiada. Essa batata vai assar e também vai pegar o gostinho do tempero. Lembra do limão, né? A batata chupa geral mesmo. Use mais um pedaço de papel alumínio pra cobrir o salmão antes de levar ao forno. Tem gente que embrulha o peixe num pedaço só de alumínio, faz aquele papelote, mas eu prefiro assim por uma questão de praticidade, pra eu poder levantar o papel dentro do forno mesmo e espiar a quantas anda o meu salmão.

Forno médio por cerca de 20 minutos -- mas fique de olho dependendo do seu forno. Nos minutos finais, pra dar uma coradinha no peixe, tire o alumínio de cima. Mas não deixe assar demais senão o salmão perde aquela textura tenra e fica seco. Na hora você não repara, mas caso você vá comer ao longo da semana e esquentar no microondas, vai ver que assar demais não é bacana. Eu percebo pela cor e pelas bordas se ele já tá no ponto. Não deixe as bordas ficarem muito escuras e secas. Se ficarem, desligue o forno rapidamente. Dica na hora de esquentar o salmão assado no microondas: jogue uma colherzinha de chá de água por cima.

Eu sei, você deve estar se perguntando: mas, Bella, cadê o azeite? O salmão já é um peixe naturalmente gorduroso. Believe you me, não tem a menor necessidade de colocar azeite antes de assar. E não podemos esquecer que aqui a culinária é light! Gosto, sim, de um fiozinho de azeite no salmão, mas só pra dar um toque a mais de sabor e só depois de pronto. :)


Olha ele aí no meu prato de hoje, com arroz integral, uma fatia pequena daquela batata que serviu de caminha e couve-flor cozida no vapor. Adoro!

A couve-flor, que eu acho não tem gosto de absolutamente nada, é um tremendo truque. Azeite e pimenta do reino em cima dela. Picadinha e misturada ao arroz, dá a impressão de prato cheio, então posso comer só um pouquinho de arroz e completar na quantidade visual com o truque da couve-flor. Funciona! rs

Óbvio que em matéria de sabor o salmão reina absoluto nesse prato -- e é por isso mesmo que o prato em si é muito simples. Gosto tanto de salmão que não curto misturá-lo a outros sabores, prefiro mesmo que ele seja o tal. :) Arroz acompanha, couve-flor é truque, tô feliz. rs

2 comentários:

  1. Eu simplesmente AMO Salmão. Só que também tenho comido muito Atum, em substituição principalmente à carne (branca e vermelha). Também estou fazendo dieta, e percebi que com a minha diminuição na ingestão de carboidratos, minha digestão está super lenta quando o assunto é carne. Chega a me incomodar o estômago ficar pesado, alto etc.

    Além de tudo isso, os benefícios do peixe são muito maiores.

    Bjos, Jú

    ResponderExcluir
  2. Ju, você não tá colocando muita proteína nesse seu estomagozinho de princesa Stephanie?... Talvez seja a quantidade, amiga... Já tentou diminuir a proteína e acrescentar carbos com fibras no prato?

    Eu sempre ouvi e li que você deve ter visualmente duas vezes mais carbo no prato do que proteína e que essa deve ser mais ou menos do tamanho da sua mão. Acho que esse meu pratinho aí em cima ilustra bem isso...

    Queria postar mais fotos do que como, mas não tem jeito de saírem boas! :/

    ResponderExcluir