quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Santo tomate

Uma notinha na revista Viva Saúde de setembro diz que o tomate cozido é mais benéfico que o tomate in natura. Fiquei curiosa porque adoro tomate, é presença garantida na minha salada diariamente. Mas por que cozido é melhor? A explicação é que o licopeno, esse antioxidante poderoso presente em grande quantidade no tomate, é mais facilmente absorvido pelo nosso organismo quando aquecido -- ele fica mais bioavailable pras nossas células. Outro detalhe é que o licopeno é liposolúvel, precisa de uma gordurinha do bem pro nosso corpo absorver direitinho.

Ah, já pensou naquela macarronada com um belo molho de tomate e um queijinho parmesão, né? Tô sabendo. rs É uma boa opção, sim, mas requer moderação. Se a massa for integral e o molho à bolonhesa, com um toque de azeite e alho, hmmm, melhor ainda!

Mas fiquei com vontade de testar a receita de sopa de tomate da revista. Nunca experimentei sopa de tomate! Nem suco. rs Não sei por que, acho que nosso clima tropical favorece mesmo é a salada. Mas, nos EUA, sopa e suco de tomate são a coisa mais prosaica. A sopa é tão clássica que virou arte pop. E olha que curiosa essa propaganda da sopa Campbell da década de 30. Já tinha um médico dizendo: "Sopa de tomate é bom pra você"! Imagina, então, se eles soubessem tudo que a gente sabe hoje sobre o licopeno?



O tomate é campeão, não tem outro alimento com mais licopeno -- com exceção de uma frutinha que só dá lá na Ásia. E os benefícios desse antioxidante? Inúmeros! Nem eu acreditei no tanto de pesquisas sobre o papel do tomate na prevenção contra várias doenças: do câncer a problemas do coração, de pressão alta a diabetes tipo 2. Estudos também já comprovaram que ele reduz o colesterol ruim e aumenta o bom. Santo tomate!
E aquela sopinha? Vamos a ela? ;)

Sopa de Tomate com Queijo Minas

Ingredientes
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho amassados
- 2 colheres (sopa) de óleo de girassol
- Sal a gosto
- 2 xícaras (chá) de polpa de tomate
- 1/2 colher (chá) de orégano
- 1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado
- 150 g de queijo de minas picado
- 1/2 xícara (chá) de leite

Preparo
Refogue a cebola e o alho no óleo de girassol. Junte o sal, a polpa de tomate, o orégano, o cheiro-verde e cozinhe tudo em fogo baixo, com a panela tampada, por cinco minutos. Bata a mistura no liquidificador com o queijo de minas e o leite. Sirva quente.

- Viva Saúde, setembro de 2009

É claro que você pode incrementar do jeito que preferir, mas esse é o basicão -- I'm very kitchen-challenged... ;) Sobre o principal ingrediente, vale dizer que nossas polpas de tomate geralmente têm um acréscimo de sal e açúcar -- fora os conservantes. Há boas opções de polpas ôrgânicas, mas são bem mais caras. Outra desvantagem que queria superar? Adivinhou: o sódio. Procurando uma solução, eis que descubro a passata di pomodori! Sim, é polpa de tomate em italiano. rs Mas, ao contrário dos nossos produtos, a polpa deles não tem aditivos, tem uma quantidade absurdamente menor de sódio e -- surpresa -- sai mais em conta que um orgânico nacional. Gostei da La Pastina -- dá só uma espiada no sódio. rs Melhor que isso, só mesmo a polpa feita em casa. Aí você congela e tá garantida sua sopinha de tomate de cada dia. Que luxo culinário, hein? Que luxo pra sua saúde! ;)



Arte pop: onegirlcreative.com
Sopinha: 85916641@N00

Não tem petisco mais gostoso que um comentário.
Carinho = zero cal! ;)

Postar um comentário