sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Retenção de líquidos: você tem?

A Ju me perguntou se eu conhecia chás diuréticos. Sinceramente? Não. rs Mas pra que serve uma blogueira amiga da outra? ;) E aí, você também tá sofrendo com retenção de líquido? Tá inchada? Pressione o pé ou a perna com o dedo e espere alguns segundos. Se fica branquinho em volta quando você solta o dedo e a pele demora a voltar ao normal, sim, você pode estar sofrendo desse mal que afeta oito entre dez mulheres (principalmente no período pré-menstrual) e pode te deixar até 3kg mais gordinha. o_O Mas tem jeito? Ah, tem! ;)



AS CAUSAS
  • TPM
  • excesso de sal
  • exercícios de menos
  • salto alto
  • problemas nos rins
  • hormônios
  • calor
COMO EVITAR
  • Beba água! Estimula os rins, melhora a circulação e elimina as toxinas.
  • Hidrate-se! Cuidar de você e passar aquele hidradante depois do banho não faz bem só pra vaidade, pra pele e pra auto-estima, mas também ativa a circulação. Prefira os refrescantes com cânfora e mentol.
  • Mexa-se! De novo, faz bem pra sua circulação e emagrece.
  • Não exagere no sal.
  • Use meias elásticas.
  • Drenagem linfática também ajuda a estimular a circulação.
APOSTE EM
  • Pepino, abobrinha, chuchu, alface, abacaxi, pêra e melancia. Todos têm 90% de água.
  • Laranja, tomate, banana e manga ajudam a desinchar.
  • Melão, salsão, aspargo, agrião, rúcula e almeirão são todos diuréticos.
  • Limão, morango, abóbora, beterraba, cenoura, escarola, salsinha e broto de feijão diminuem a retenção hídrica.
  • Fibras como aveia, granola, ameixa seca e uva previnem a prisão de ventre.
  • Folhas verde-escuras ativam a circulação.
  • Ervas aromáticas e especiarias em geral.
  • Alho diminui a pressão arterial e combate o inchaço.
OS CHÁZINHOS DIURÉTICOS
Eles estimulam os rins, diminuem o inchaço e controlam a hipertensão.

  • Chá verde
  • Carqueja
  • Cavalinha
  • Chapéu-de-couro
  • Rosa-mosqueta
  • Folha de abacate
  • Quebra-pedra
EVITE
  • Repolho, couve, couve-flor e batata-doce fermentam.
  • Refrigerantes (todos), embutidos (salame, mortadela, frios em geral), enlatados, bacalhau e carne-seca têm muito sódio ou sal.
  • Café, chá mate, guaraná, achocolatado e outros alimentos com cafeína.
  • Frituras e lanches fast-food.
  • Condimentos prontos (ketchup e mostarda).
  • Doces (abusar do açúcar acelera a produção de toxinas).
Espero que essas dicas ajudem. Só não vale exagerar nos diuréticos porque você tenta corrigir um problema e acaba arrumando outro -- adeus potássio, adeus vitaminas e sais minerais que você consome na alimentção. Lembre-se sempre de consultar um médico pra saber exatamente o que provoca a sua retenção hídrica.

Fontes
» M de Mulher
» Dieta Já, edição 137

2 comentários:

  1. Oie :) Então... você perguntou se eu estava retendo, e eu sempre estive - raríssimas vezes me dei o luxo de não estar: porque incrivelmente minha família tem um dom natural para ter cálculo renal, e eu já tive por duas vezes, uma vez já cheguei a operar. De forma estranha, eu percebi que se tomo muita água (ou mais do que o habitual), ao invés de eliminar mais rápido, parece que eu fico mais inchada. Eu ainda não entendo essa parte do meu organismo :P tanto que se tomar um copo de água antes de dormir, acordo com uma cara mais redonda (rs).

    O fato é que li teu post, e já fiz chá de folhas de abacate. Já fes diferença e não tem nada de gosto ruim. Vou continuar tomando.

    Super obrigada querida.
    Bjinho, Jú

    ResponderExcluir
  2. Essa de acordar mais redonda eu nunquitcha tinha ouvido!
    Amiga, isto é retenção!
    (Dito no meu melhor tom Ingrid Guimarães...) rs
    Putz, putz, putz. Que bom que o cházinho já deu uma melhora! Fico feliz. :)

    ResponderExcluir