terça-feira, 2 de março de 2010

A Dieta do Limão da Beyoncé

Ai, não, era só o que faltava: mais uma dieta de celebridade! Essa é uma dieta detox, de desintoxicação, e (acreditem) é popularmente conhecida como a Dieta do Limão ou Dieta da Limonada. É possível? =O É! Quem já experimentou? Beyoncé, Drew Barrymore, Angelina Jolie, Gwyneth Paltrow, entre outras. O nome oficial da dieta é Master Cleanse Diet e não é nada de novo -- é da década de 50! Foi idealizada como um plano de desintoxicação ainda nos anos 40 pelo americano Stanley Burroughs, um vegetariano radical que praticava medicina alternativa. Como não era médico, chegou a ser condenado pela Suprema Corte da Califórnia por praticar medicina sem licença e vender tratamentos pra câncer sem autorização. Controvérsias à parte (e vamos combinar que deveria ser bem complicadinho praticar medicina alternativa naquela época) Burroughs, que morreu de pneumonia aos 87 anos, deixou um discípulo pra levar adiante suas idéias: Tom Woloshyn.

É ele o autor da versão moderna da dieta que está se popularizando entre celebridades americanas em busca (não) de um plano de desintoxicação e (sim) rápida perda de peso -- entra elas, Beyoncé, que aderiu e contou pra Oprah. (Agora imagina se a Oprah também não foi correndo fazer esse detox?... rs)

Woloshyn já escreveu três livros sobre a Dieta do Limão -- nenhum deles ainda publicado no Brasil.
  1. The Complete Master Cleanse: A Step-by-Step Guide to Maximizing the Benefits of The Lemonade Diet
  2. (2007)
  3. Beyond the Master Cleanse: The Year-Round Plan for Maximizing the Benefits of The Lemonade Diet
  4. (2009)
  5. The Master Cleanse Experience: Day-to-Day Accounts of What to Expect and How to Succeed on the Lemonade Diet
  6. (2009)
Mas o que é, afinal, a Dieta da Limonada? Gente, pra começo de conversa, é uma dieta líquida de desintoxicação. Ou seja, você tem que comprar a idéia de que ficando x dias sem comer nadinha, nenhum alimento sólido, e consumindo apenas os líquidos a, b ou c, seu corpo vai dar uma espécie de reboot, renascer como uma fênix do lodo maléfico das toxinas e ficar mais limpo que bumbum de bebê depois do talquinho.

Essa é uma idéia controversa. Alguns médicos dizem que isso não existe, que é uma tremenda bobagem e que nosso corpo já faz essa faxina sozinho todo santo dia -- algo chamado de rins, creio eu, tá no Atlas de Anatomia... Já os que defendem a idéia, bem... Eles a defendem.

Agora o complicado da medicina alternativa é justamente isso: não há muitos estudos (quando existem) publicados nos "journals of medicine" da vida com comprovação científica de que funciona, de que todo mundo pode fazer, de que não há contra-indicações ou efeitos colaterais, etc etc etc. Então, como faz? As pessoas acreditam na Beyoncé e na Oprah. Compram o livro, botam fé no autor (e em suas credenciais, seja ele médico ou não) e fazem em casa, por sua própria conta e risco.

Você acordaria de manhã e tomaria uma mistura de água, suco de limão siciliano, maple syrup (xarope de ácer ou bordo, em português) e pimenta caiena? Você passaria o dia inteiro só bebendo essa limonada apimentada e água? Você faria isso por dez dias seguidos? Você faria isso por semanas? Você acha que ficaria igual a Beyoncé? =O


Esse detox tem, na verdade, três fases, não é direto na limonada, não...

Primeira fase: entrada na dieta (3 dias)
DIA 1: você só se alimenta de "comidas vivas" (ou raw food, em inglês). Dito em português claro, você só come naturebalicious, só frutas, verduras e legumes. Nada de carnes, laticínios e alimentos processados e industrializados. Ah e tem que ser 40% de frutas mais ou menos pra não abusar do açúcar (a frutose).
DIA 2: igual, só que na forma de líquidos. Ou seja, você vai consumir os mesmos alimentos na forma de sucos e sopas pra preparar seu corpo pra vários dias seguidos de uma dieta monolíquida -- só a limonada com pimenta será consumida durante o detox.
DIA 3: suco de laranja e mais nada.

Segunda fase: A LIMONADA (10 dias)
Nem morta que eu vou ensinar aqui no blog. Se quer saber como faz e quantas limonadas você pode tomar durante um dia inteirinho, COMPRE O LIVRO pra fazer direitinho segundo as instruções do autor -- supõe-se que, assim, será (mais) seguro. Grata pela compreensão. Ah e você pode tomar água também (claro), mas de preferência menos que o dobro do que tomou em limonada. Além disso, será necessário fazer uso de laxantes naturais pra se alcançar o objetivo da dieta, que é "limpar" seu corpitcho. Como não há consumo de alimentos sólidos, os laxantes naturais é que vão dar esse empurrãozinho. (Sorry, mas que parece a dieta dos sonhos de qualquer anoréxico, parece. Imagina quantas pessoas não vão usar isso do jeito errado? Me-do.)

Terceira fase: saída da dieta (3 dias)
É igualzinha à fase de entrada, só que você reverte os dias, começando pelo final. Inicia com o suco de laranja e termina na raw food.

E depois? Bem, depois é por sua conta.
Mas eu tenho várias hipóteses...

Primeiro, as pessimistas.
  • Você pede uma pizza e intoxica seu corpo tudo de novo e de preferência com bastante calabreza e mussarela pingando aquela gordura animal que você tanto odeia amar.
  • Você pede pra sua vó fazer aquele pavê de chocolate e come um brigadeiro de colher enquanto isso.
  • Você tá morrendo de fome e passa um dia inteiro só comendo todas as porcarias do mundo e depois twitta que tá uma baleia e precisa emagrecer.
  • Você chora toda vez que ouve a Beyoncé.
  • Toda intoxicada até o tutano, você decide que na segunda-feira vai começar o detox do limão tudo de novo!
  • Você descobre que pode fazer dessa gangorra absurda um estilo de vida.
  • Você adquire um distúrbio alimentar que não tinha antes.
  • Você coloca sua saúde em risco.
Agora, possíveis cenários otimistas -- supondo que você, de fato, agüentou.
Você aprendeu que tem DISCIPLINA E FORÇA DE VONTADE!
Você aprendeu que pode consumir MAIS FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES.
Você aprendeu que pode passar VÁRIOS DIAS SEM COMER PORCARIA.
Você aprendeu que pode TER UMA ALIMENTAÇÃO MAIS SAUDÁVEL. É SÓ QUERER!

Agora eu te pergunto: independente de você acreditar ou não na idéia de detox e descartando todas as hipóteses negativas, é realmente necessário passar dias a fio tomando água, limonada com pimenta e laxante só pra descobrir o que a gente já sabe? I seriously do not think so. Mas... Pra quem acredita no conceito de desintoxicação, é mais uma alternativa.

Os livros custam baratinho na Amazon -- de US$10 pra baixo. Mas quem vai esperar as traduções em português, o primeiro livro deve sair por aqui em breve.

Eu nunca fiz uma dieta de desintoxicação. Também não sei se faria sem consultar uma autoridade no assunto. Além de me parecer extremamente difícil, essa é uma dieta tipicamente norte-americana por causa do maple syrup. Você pode encontrar em qualquer grande supermercado, mas sai em torno de R$ 40,00 uma garrafinha de 300ml -- isso é menos que uma latinha de refri. Ou seja, economicamente também não é lá muito convidativa. E quem conseguiria trabalhar e se segurar no dia-a-dia? Totalmente inviável. É o tipo do plano detox pra se fazer nas férias. Aí imagina que você detesta o gosto da tal da limonada e simplesmente não consegue tomar. Vai fazer o quê com o maple syrup que você pagou carésimo? Comer com waffle no café da manhã?

6 comentários:

  1. Eu já tinha ouvido falar disso mas não sabia maiores detalhes.
    Que loucura!!
    E eu não acreditava que a Beyonce tivesse feito uma coisa dessas com a rotina frenética que ela tem.
    Eu hein...

    ResponderExcluir
  2. OI!! Passando para conhecer novas amigas light, para trocar experiências! Vi seu blog no da Déa Aoki! Gente, essa é nova! Dieta do limão! Ai ai, mas que acho que seca, seca mesmo!! Hummmmm Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu não acredito nisso mesmo. Que nada, a pessoa só pode é ganhar uma gastrite.

    Valeu pela força ta?

    ResponderExcluir
  4. Bellaaaaaa!
    Adorei o post e conheço quem fez, e que emagreceu mas ficou com irritação séria no estômago...

    Só que o que eu mais amei, foi essa foto linda e bem tratada digitalmente do limão siciliano. Está perfeita, dá para pegar o limão! rs

    Bjinhos, Jú

    ResponderExcluir
  5. Oi,adorei o seu blog. O meu nome é Ana,tenho 18 acabei de me matricular na faculdade para o curso de enfermagem e enfim começar uma nova fase da minha vida. Escrevo-lhe porque adorei o seu blog, tbm sou pesadinha :) Há pouco tempo perdi 13 quilos fiquei muito contente por mim e a minha auto-estima até se elevou...mas agora nas férias de verão voltei a engordar e nao consigo parar de comer,estou muito despontada comigo mesma, no inicio pesava 100kg,depois passei aos 87, e depois 89,90,93 . . .enfim. Tenho muito medo de voltar aos 100 kg, e gostava de iniciar esta nova fase da minha vida com um corpo e mente saudáveís . . .Gostava muito de poder contar com a sua ajuda. O seu blog foi uma inspiração. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Moro em san francisco, california. Comecei hj a dieta e passei o dia vomitando. Pra quem quer perder barriga rapido eu aconselho pq ate eu ja perdi em um dia. Mas quem eh saudavel pode ir atras de uma dieta saudavel de verdade e perder peso, ao inves de liquidos, os quais vao voltar em breve. Se amanha eu nao morrer venho postar mais novidases. Beijis

    ResponderExcluir