terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Os monólogos da balança

A Lima contou ontem lá no seu "Nova em mim" que ganhou 700g de leveza. Tá feliz, mas tá toda "ai, ai", suspirando mais que moça em parapeito de janela. rs 700g é o melhor dos mundos antes de 1kg. 600g quase nunca vem, né? Engraçado isso, é um número mais difícil na loteria da balança. rs 500g dá ânimo, é como um aplauso forte, com platéia dividida, mas ainda assim você sente que o jogo está a seu favor e você vai virar! 300g pode te deixar realmente deprê. Pior que 300g, só 100g mesmo. E depois vem o pior dos mundos: descobrir que você engordou!

Sabe, essas contagens de grama em grama me deixam doida e é exatamente por isso que não me peso com freqüência. É uma questão de manter a ansiedade sob controle, senão corro o risco de colocar tudo a perder: os quilitchos que já mandei pro espaço sideral junto com o péssimo hábito de comer as emoções -- e ansiedade é só uma delas, frustração vem junto, que nem pão com manteiga. rs Mas é claro que a freqüência da pesagem não é só uma questão de ansiedade. Nem todo mundo é ansioso -- creio eu, ainda existem pessoas mais calmas nesse mundo. rs E outra coisa que influencia é também quantos quilos você quer detonar. Se são só 5kg, seria mais lógico se pesar uma vez por semana. Agora pra quem tá no grupo de 10kg ou mais ou muuuuuuuitos, como eu, já acho mais lógico manter uma certa distância da dita cuja -- e os níveis de ansiedade controladinhos. Esse jogo de dominar a ansiedade é, pra mim, como adestrar cachorro bravo ou transformar um doido que baba num sereno, positivo, cooperativo e sorridente Dalai Lama. rs

Mas outras pessoas têm um tipo de ansiedade que é (ou parece ser) o contrário da minha: elas ficam ansiosas se não se pesarem com freqüência. rs Você é assim? Precisa conferir, checar, saber, tanto quanto possível, que a mudança de hábitos está valendo a pena? A balança é quem diz, mas não tem a palavra final sobre o seu progresso. O progresso é maior que os números porque envolve muito mais. Envolve ver as roupas alargando, sua pele mais bonita e mais viçosa, seus cabelos, idem, suas unhas mais fortes. Envolve fazer um checkup depois de seis meses e descobrir que você está mais saudável, mesmo que suas taxas de colesterol ainda estejam altas, mas estão menos altas! (Sem esquecer que o colesterol ingerido é só uma pequeníssima parte do total, o resto é seu fígado que faz, viu, são seus genes...)

Mais importante ainda, progresso envolve lidar com o que te faz engordar, porque não é só a comida, quase nunca é. Ganhar leveza quase nunca é uma simples matemática de comer menos e gastar mais. Pode ser pra uma pessoa que precisa "perder dois quilinhos", mas não pra nós. "Coma menos, gaste mais" é de uma obviedade tão irritante quanto dizer pra um físico que não consegue resolver uma equação difícil que e=mc². "Tá, me fala uma coisa que eu não sei"... rs O progresso envolve, também, perguntas e respostas difíceis. Por que eu engorei? Por que perdi o controle? Por que fiz isso comigo? Me mostre um blog de emagrecimento cujo dono ou dona nunca se fez uma dessas perguntas ou todas. E existe?...

E aí eu te pergunto, sobre a dança dos números: o que você prefere é o que é melhor pra você? Bem, hoje eu prefiro comer lasanha e meio chocottone de sobremesa. Vai rolar? Não vai, porque o que eu quero não é o que é melhor pra mim. Você pode preferir se pesar todo dia, de manhã, em jejum, depois do xixi, depois do número dois e antes do banho -- porque se você tem cabelão e lavou, pronto, já lascou, "porque o peso molecular de h2o"... rs Se o seu hábito é diário, você tá preparada pra lidar com a dança dos números pra baixo e pra cima todo santo dia? É melhor que seja toda semana? É ainda melhor que seja de 15 em 15 dias? Uma vez por mês já tá bom?

Muita gente diz que não conta calorias porque é chato ou obsessivo. Mas nem nota que transfere a chatice e a obssessão da comida pro visor da balança. rs Equacione a dança dos números com o que é melhor pra você levando em conta VOCÊ (ansiedade, seus sentimentos relacionados ao peso) e o SEU caminho a percorrer (quantos quilos quer mandar pro espaço sideral). E não se esqueça que o visor da balança é apenas um medidor do seu progresso que serve pra você saber o quanto emagreceu e o que fazer pra melhorar caso você tenha engordado ou chegado num platô. O resto é psicológico, que nem a música do Cazuza: "o nosso amor a gente inventa pra se distrair"... rs

O que eu quero dizer com isso é: a balança é um instrumento medidor importante, mas não tem motivo pra se ter uma relação de amor e ódio com uma coisa, um objeto. Sua relação com a comida não era justamente assim? Se a balança vai falar com você de grama em grama ou de quilo em quilo, esse diálogo tá na sua mão, porque na verdade não é um diálogo, é um monólogo. Se ela vai te deixar feliz ou frustrado, com raiva ou contente, depende de você, de quantas vezes você sobe nela e o que você faz com os resultados que ela te dá. Esses monólogos da balança, eu sei, são inevitáveis, mas quem tá no controle das suas emoções e do seu percurso é você. Se você enxergar a balança objetivamente, saibará usá-la da melhor forma. É o mesmo com a comida -- ou não é? Food for thought?... rs E obviamente o título desse post eu tirei de outros famosos monólogos femininos. ;)

Minha próxima pesagem? Putz, agora só dia 9/1. rs E eu já tô preparada pra duas coisas: 1) evolução modestíssima, porque fim de ano é fim de ano e 2) já sei que emagreci, porque se cometi excessos e engordei, simplesmente não fiquei sabendo nesse meio tempo e já tive tempo de recuperar o preju. Taí todo meu motivo pra só me pesar uma vez por mês. É puramente dalailâmica minha lógica. rs Monstro da ansiedade ZERO x Bella 85,6. E vamo que vamo! :D

Ilustração: Andréa Cordoniz

3 comentários:

  1. Nosssa...falou tudo, hein?
    A sabedoria do Dalai vai muito além da sua lógia aplicada nesse caso, faz pensar e muito. Me lembro que quando eu estava beeem maior e decidi acordar pra vida que não tinha metas estabelecidas do tipo quero pesar tanto em tanto tempo eu só queria emagrecer e ficar bonita, me sentir melhor comigo mesma e ia levando assim. Pesava quando sentia que tinha emagrecido e queria confirmar ou o contrário. Mas adquiri sim essa fissura dos gramas e da semana, é um tipo de controle que pira mesmo a pessoa, não nego. Juntando o que vc disse agora com o que havia dito a Gabriela eu tenho repensado e muito os meus métodos, rs. Me lembro tbm que alegria era ver assim de tempos em tempos 2 a 4 kg a menos, não numa semana é claro.
    Amei o post, calhou bem bem com o momento em que estou.
    Abraço, Bella!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu sou introspectiva praca (resultado do estilo de vida ostra que eu levo) e daí, na hora de escrever, um tanto prolixa. rs Que bom que te serviu, querida! Um beijo. :)

    ResponderExcluir
  3. Li esse post e pensei: "Eita, vou ter que falar muita coisa!" Aí lendo esse comentário que você fez admitindo estar introspectiva, entendi o tom da escrita.

    Sabe, outro dia comentei com alguém, acho que foi com Andrea Aoki ou no próprio Virtus, que talvez em 2010 começasse a me pesar quinzenalmente. Sem o VP fica fácil fazer isso e assim diminui minha tentativa de sempre tentar entender o que fiz de certo/errado que tenha interferido no resultado numérico.

    Bem ou mal, os números são necessário em praticamente tudo na nossa vida, é ou não é? :D Olha a Economista falando... Mas eu HOJE acho benéfico o jeito neurótico de ser (contando os pontos) e com pesagens frequentes, como já registrei também no Virtus.

    E, Bella, agora vou discordar de você :P, eu não acredito que exista no mundo real nem na blogosfera light alguém que culpe de verdade a balança pelo processo de engorda. Sim, sim, sim, sou uma pessoa pró-matança de balança que não me diz o que eu quero, claro! Mas estou plenamente ciente de que aquele ser inanimado não tem culpa alguma do peso acrescido ao meu corpo robusto.

    O que ocorre é uma infantilização, até; uma transferência de sentimentos para o objeto. A psicologia explica e sendo uma 'brincadeira' que eu, particularmente, acho engraçada não vejo mal. Atualmente, a balança de minha amiga Giovana está trancada no guarda-roupa de castigo e eu ri demais quando soube. Brincadeiras... mas todas sabemos onde o erro está: nas nossas escolhas.

    Então, dia 09/01, se não vir o número que espera e tiver uma 'evolução modestissima' experimente, a meu pedido, dar uma xingadinha na balança. E, se ao contrário, vir o que não esperar e for uma vitória desejada, elogie a balança. Essa 'boba' transferência significa que estará falando de você mesma... Brinque, que fica mais 'gostoso' e não engorda.

    Bjs pra você e pra balança em que se pesa! :D

    ResponderExcluir