quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Castanhas, nozes e damascos: o ano inteiro!

Na cozinha da Bella tem...
As famosas oleaginosas e um docinho com damasco seco. :)
Engraçado que são consideradas natalinas, mas pra mim estão presentes o ano inteiro.


Amêndoas sem casca, damasco seco, castanha do Pará, castanha de caju, nozes

Consumo diariamente todos, menos o damasco, que vario com outras opções de doces. Só tá faltando aí o pistache, mas no momento como tenho aquele gostosão libanês, não comprei a granel. As amêndoas sem casca comprei assim dessa vez porque, onde eu compro, com casca tava muito feinha e pequena, mas descobri que prefiro... É mais gostosa com casca, sem falar que tem mais fibras. Outra oleaginosa que tá faltando aí é a noz pecã, que também deixo de comprar quando não gosto da aparência.

Tudo isso junto é muito caro, mas vejo como um investimento na saúde. São gorduras do bem por perto, assim como o salmão, o atum, o azeite de oliva e o abacate, e eu preciso delas. Também de vez em quando coloco duas azeitonas na salada picadinhas, dá um gostinho a mais, mas troco direto a água assim que compro (geralmente a granel) pra tirar todo aquele sal.

Falando em sal, consumo todas as oleaginosas in natura, ou seja, elas não são torradas e nem salgadas. Gosto de todas assim mesmo. Já me acostumei até com a castanha de caju, que é branca in natura. Avelãs não compro, mas nessa época do Natal tem porque ganho na cesta. O damasco seco é uma opção doce e pouco calórica que dá pra ter sempre à mão. Às vezes invento de colocar picadinho até no arroz integral, pra dar uma incrementada, que nem uva passa.

As oleaginosas devem ser consumidas com moderação, porque são bastante calóricas. Entram na minha alimentação diária como bônus da gordura do bem, mas em compensação saíram muitas outras calorias do meu menu pra dar lugar pra elas. Trocas inteligentes. :)

4 comentários:

  1. Realmente sintonia! A diferença é que estou do lado negro da força hahahaha...você usa as castanhas de maneira inteligente e eu não...mas normalmente eu também as incluo em pequenas doses na alimentação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. É o lado ACHOCOLATADO da força! :D
    Hey, babe, take a walk on the wild side! ;)
    Chutei todos os panettones esse ano. Mas SE EU TIVESSE AÍ... AH, EU COMIA UMA FATIA! Só porque foi você que fez e ficou MUITO LINDO mesmo, Tati. :)

    ResponderExcluir
  3. Ah, também gosto disso tudo o ano todo, com exceção das nozes que ainda pesam um pouco no bolso. Mas admito que poderia alternar as castanhas com as nozes. E não faço uso a tanto tempo assim, mas de agosto pra cá posso dizer que consumo sim regularmente.

    Pistache? Acho que ainda não provei, acredita? :) Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ah, não creio! Quando sair essa bolsa, compra logo o libanês! Ou, então, quando você vier pra SP, avisa, que eu compro. rs

    ResponderExcluir