sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O pior vilão

Descobri que meu maior problema não é a comida. É o stress. Qual é a cara do stress? Como reconhecê-lo pra que eu possa combatê-lo? Aí é que a coisa pega, porque o stress está em todo lugar, principalmente em situações e pessoas das quais não posso correr ou fugir. Então o jeito é aprender a lidar com elas. Como? O remédio é aqui, é dentro de mim, é na REAÇÃO. Eliminar as fontes de stress, todas elas, não posso. Mas posso, sim, mudar a maneira como eu reajo a elas. Muito mais difícil do que deixar de comer isso ou aquilo, mas não impossível. É questão de treino.

Xô, stress!

Até pouco tempo se acreditava que o estresse era usado por muitos como desculpa para o aumento de peso. A novidade, no entanto, é que pesquisas recentes comprovaram que ele realmente pode engordar. E o mecanismo é simples: basta estar diante de uma forte tensão - provocada por acúmulo de trabalho, trânsito caótico, discussão em casa - para uma vontade incontrolável de comer se fazer presente, especialmente carboidratos e gorduras não saudáveis, pois oferecem energia com maior rapidez. Em altos níveis, sobretudo, o estresse provoca uma pane interna no sistema orgânico. As glândulas suprarrenais, por exemplo, aquelas situadas sobre os rins, liberam os hormônios adrenalina e cortisol, que em excesso geram mau humor, ansiedade e irritabilidade.

O estresse também faz que o fígado libere mais glicose no sangue. Consequentemente, há um aumento de insulina (hormônio sintetizado no pâncreas) para que o excesso de glicose possa ser absorvido pela células. Em grande quantidade, a insulina, por sua vez, estimula o organismo a estocar gordura, além de favorecer os inchaços. Para evitar todo este desequilíbrio, o melhor é adotar hábitos saudáveis e investir em atividades relaxantes. A atividade física também é um santo remédio, pois ajuda a liberar endorfinas, substâncias que nos dão a sensação de bem-estar. Quanto aos alimentos, tenha sempre à mão produtos de baixas calorias e pouca gordura e uma garrafinha de água. Assim, você não tem desculpa para recorrer a alimentos pouco saudáveis na hora da tensão.

- Dieta Já, junho de 2009

Não tem petisco mais gostoso que um comentário.
Carinho = zero cal! ;)

Postar um comentário