terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A chave do meu emagrecimento

Hoje eu tomei um UAU na rua de um carinha tchutchuco que devia ter no máximo uns 25 anos.
UAU digo eu, né, querido? rs
Tava arrumando o cabelo, tava vento, então APOSTO como foi uma fração de segundo que eu fiquei com cara de superpoderes de comercial de shampoo. Manja aquela fração de segundo? Então, eis que este ser sortudo vinha de encontro a mim na calçada e aí não deu pra ele, acabou que deixou escapar um UAAAAAU pra mim. :D

(É, foi assim mesmo, prolongado UAAAAAAAU. rs)

Anônimo do jardim da infância, obrigada. Fez-me rir e levantou meu astral. :)
Momentito gostoso numa vida de milhares...

Hoje foi um dia atípico -- também nas comidinhas -- e já vou avisando. Mas não passar vontade faz parte da minha reeducação alimentar. NÃO EXCLUIR NADA. Faço, sim, adaptações gostosas. Minha RA não é salada-grelhado-linhaça. NÃO É ASSIM e NUNCA SERÁ porque excluir hoje é dar um tiro no pé pra sentir a dor lá na frente.

Comi hoje, pra experimentar, matar a vontade, fazia tempo que eu tava de olho e recomendo: o croissant da padoca do Pão de Açúcar. São pequenos, leves e com recheio na medida. Não é aquela coisa enorme, gordurosa, melequenta e massuda (que tem na facul, por exemplo). Comi um de calabreza e um de peito de peru.

O de calabreza, achei especialmente delicado porque dava pra contar as fatias de calabreza que tinha dentro: umas seis no máximo! Isso, eu achei o máximo! Não trituraram a calabreza! Tô dizendo, é calórico, é massa branca? É. Mas vale a pena completamente.

Com suco de laranja, esse foi meu almoço on the go -- tava na rua.

Depois, aquela sorveteria que falo sempre me fez o DESFAVOR de lançar o sabor WHISKY. Ah, peloamor, MUITA COVARDIA! rs Pessoas, não bebo. É muito raro. Destilados, então, absolutamente QUASE NUNCA na vida. Mas sorvete de whisky? Que inusitado! Fui experimentar, tinha copinhos de café já prontos ali pra degustar esse novo sabor.

Ah... Pra quê? Não... É absurdo de bom! Run for your lives! rs Fui nele com morango zero e foi como tomar uma caipirinha de morango em forma de sorvete. 144g, passei um pouco do meu habitual, mas tudo bem. O prazer! :D

É isso que acho que não dá pra perder na RA. Comer é se alimentar bem. Mas comer também é prazer. Porém, o prazer NÃO PRECISA vir servido numa porção SUPERSIZE. Não pre-ci-saaaaaaaaaaa... Quando eu tô bem emocionalmente, consigo muito fazer isso. O que me fod3 inteira é quando não estou bem emocionalmente. A culpa nunca foi da comida. Tô chegando à conclusão de que não fiquei maxi fofucha porque comi isso ou aquilo. Fiquei gorda porque comi emoções. E como eram muitas, cada coisa que eu comia tinha que ser SUPERSIZE. O prazer era zero. O tamanho, SUPERSIZE. O preju? 96kg. Empurrava tudo como copo d'água em cima da empadinha. Aquela empadinha seca e velha, difícil de engolir!

ESTAR BEM É A CHAVE SECRETA QUE NINGUÉM NUNCA ME CONTOU E EU TÔ DESCOBRINDO AGORA. Com o escrever sistemático que faço aqui, NADA está passando em branco ou despercebido. Isso me deixa feliz. Não são tudo flores. Mas consigo ver a clara diferença entre ESTOU BEM e NÃO ESTOU e como isso reflete na comida. ENTENDER. Essa é outra palavra-chave. ENTENDER O QUE SE PASSA COM VOCÊ. Fundamental.

ESTOU BEM = COMER / NA MEDIDA / MUITO PRAZER / SATISFAÇÃO / ZERO CULPA
NÃO ESTOU BEM = ME EMPANTURRAR / ZERO PRAZER / ZERO SATISFAÇÃO / CULPA / SENSAÇÃO DE IMPOTÊNCIA
Não tem a ver com O QUE EU COMI HOJE, mas sim COMO EU COMI HOJE.

E o que era um mistério e parecia um beco sem saída vai ficando claro como o dia. E, assim, mesmo com sorvete de whisky e croissant de calabreza, consigo me ver nesse processo quase miraculoso de emagrecimento.

Se eu mesma pudesse contar isso pra mim, riria na minha própria cara, cínica e incrédula de mim mesma. Mas, não, vou vivendo um dia de cada vez e tentando me entender cada vez melhor. Entender o adversário, que nunca foi a comida, fui sempre eu mesma.

Jantei.
(Isso é azeite em cima do bife, mas não é frito, coloco depois.)

Sobremesei.

Um dia perfeito pra mim é isso. É um dia com as emoções leves. O resto flui.

Por favor, se você é um compulsivo emocional como eu, procure começar a entender o que se passa com você e a suas emoções. Faça isso por você. Comece isso. Eu te garanto que vai ser mais importante que a ração humana, a malhação, ou qualquer dieta ou método de emagrecimento que você tenha escolhido.

Brigada.

Ah, tava procurando na net sobre esse sorvete de whisky e acabei descobrindo as calorias dos sabores ZERO da Ofner. Gente, tô passada, é muito pouco! É MENOS ou IGUAL a muita barrinha de cereal! rs

MORANGO ZERO (1 bola) = 80cal
CHOCOLATE ZERO (1 bola) = 94cal

É claro, não vamos jogar fora nossas barrinhas... rs Mas, olha, bacaníssimo descobrir isso! E esse release que achei diz ainda que o sorvete de whisky NÃO tem uma gota de álcool e toda a matéria-prima é importada da Itália.

4 comentários:

  1. Oi Bella!!!
    Uauuuuu q delicia, haha, é muito bom isso né?
    Mas acho que a maioria de nós engordamos por comer emoções, mulheres adoram fazer isso, eu mesma estou só fazendo burradas essa semana por conta de estar ansiosa, afeeee... assim nunca vou entrar na casa dos 70... é sodaaaa, eu tb acho q viver de mato ninguém vai, pq se não a vaca era magra, kkkk, tudo nessa vida tem q ser moderado, desde as emoções a comida... mas conquistar esse equilibrio ás vezes leva uma vida inteira.
    Beijosss flor!!

    ResponderExcluir
  2. Eu, comedora emocional me confesso! lol
    Mas também estou a lutar por perceber as minhas reacções e aprender a contornar a voracidade alimentar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. DELÍCIA se sentir bem, e sentir que as pessoas percebem quando estamos bem é a chave, né?! E lógico, elogios, principalmente na nossa aparência ajudam muito! E cá entre nós, eu amo quando esses momentos de "azaração" acontecem perto do meu marido, assim, ele continua dando valor ao que ele tem.

    AMEI!
    Bjos, Jú
    PS. Li do seu salmão, me deu uma vontade... faz tanto tempo que não como.

    ResponderExcluir
  4. E como é que eu fico sem esse sorvete de whisky aqui em Sorocaba? rs...rs...

    ResponderExcluir