segunda-feira, 5 de abril de 2010

O conforto do náufrago

Hoje de madrugada, já quase duas da matina, ouvi no rádio algo extremamente intrigante que me deu um estalo e um tremendo de um chacoalhão. Vocês já ouviram falar no CONFORTO DO NÁUFRAGO? Sabem o que é isso? Pois eu também não sabia.

É muito simples: o navio afunda, todo mundo morre, você se salva, sai naquele desespero pelo mar infinito, até que encontra aquele caixotinho no meio do oceano e se segura nele com todas as suas forças. Naquele momento, você se torna UM NÁUFRAGO e o caixotinho é TUDO que você tem. Aliviado, você se dá por feliz. Afinal de contas, salvou sua vida! MAS E DEPOIS? Aí é que se dá o CONFORTO DO NÁUFRAGO: você permanece ali, agarrado ao caixotinho, e nada mais acontece. O que deveria ser apenas a sua tábua de salvação, uma situação provisória, passa a ser todo o seu mundo, porque você fica confortável ali. Incrível como a capacidade do ser humano de sobreviver e se adaptar pode se virar contra ele quando se transforma em conformismo e estagnação. E o medo?


Me dei conta que eu estava exatamente nessa situação. Pior ainda: pra tornar meu conforto de náufrago ainda mais aconchegante, quis o acaso que eu encontrasse um outro náufrago no meio do oceano. Aí é que me deixei ficar mesmo. Confortavelmente perdida e largada, com outro tão perdido e largado quanto eu! E mais: um que vinha de outro naufrágio e já estava naquela vidinha de se apegar ao caixotinho havia muito mais tempo que eu. Pronto, já viram o tamanho dessa encrenca?

É claro que estou falando da minha vida aqui, do exato momento de vida em que me encontrava até horas atrás. Vamos pensar nessa palavra metaforicamente, na força dessa palavra NÁUFRAGO? Meu Deus, que estalo que me deu, que tremendo SUSTO que eu levei! Imediatamente, comecei a dar braçadas vigorosas. Escutar essa história pelas ondas do rádio me serviu como a luz de um farol.


Braçadas vigorosas!
EU NÃO SOU MAIS NÁUFRAGO.
Obrigada, Vini França, lighthouse keeper!
(Ah e o outro náufrago, se quiser, que nade também!)

2 comentários:

  1. Olá Bella!

    Bela meditação pra esse dia!

    Gostei muito do que escreveu, deu o que pensar a voce, dá o que pensar a sua amiguinha aqui! Como é bom ter amigas inteligentes!
    *Atualmente no meu caixotinho só cabe a gracinha aqui; descobri que é por aí mesmo... o outro se quiser que nade também.
    *
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  2. Belo texto menina...

    Inspirador!

    ResponderExcluir