sábado, 10 de abril de 2010

A vaquinha top model tem gordurinha artificial

Este teria sido o primeiro dia perfeito não tivesse eu caído na armadilha do amido modificado de novo. rs Lá no super, eu li os ingredientes do leite de soja Ades Zero, mas nem me passou pela cabeça fazer o mesmo com o Iogurte Batido Leco Light. Só fui descobrir depois... rs

Agora vamos viajar na maionese um pouco? Pensar em indústria alimentícia e food chemestry. Mas vamos de barquinho e salva-vidas porque somos leigos e não fizemos facul de engenharia de alimentos e nem de nutrição. Mas pensem comigo...

Já sabemos o que é amido modificado pela definição que coloquei aqui do site da Nestlé. Já sabemos que serve apenas (ou, então, eu entendi mal) pra dar cremosidade a um alimento. Diz no rótulo do iogurte: "light" e "0% de gordura" -- zero mesmo, nada, ziltch.

Aí você pensa: "Nossa, deixaram a vaquinha top model mesmo, hein"? Emagreceram a vaquinha geral e colocaram na garrafinha, pronta pra beber! Aí o que acontece quando você tira TODA a gordura de um laticínio? Precisa entrar com alguma outra coisa pra devolver a cremosidade ao produto, ou seja, amido modificado. Em outras palavras, você tira algo naturalmente presente num alimento (a gordura) e põe no lugar uma invenção da indústria alimentícia (amido modificado), porque vaquinha aguada, ninguém quer. Não adianta ser top model e aguada, tem que ser cremosa, nham nham!

E aí a pergunta que eu me faço é: a troca vale a pena? O que é melhor pra saúde? Um pouquinho de gordura saturada ou amido modificado? Quem sabe essa resposta? Não sei. Provavelmente só um nutricionista ou nutrólogo. Mas se a gente usar toda a informação sobre saúde com a qual somos bombardeados todo santo dia, uma resposta chutômetro fica fácil e tá na ponta da língua: "Gordura animal/saturada não é bacana pra saúde. A troca é válida. Ponto".

Aí você entende um pouco melhor o que significa estampar no rótulo "0% de gordura" pra qualquer fabricante de qualquer alimento. E nossa vaquinha top model acaba ganhando uma "gordurinha artificial", porque amido vai virar açúcar no corpo de qualquer jeito -- e pra cintura do gordinho (resistente à insulina) ele vai. Food for thought.

Mas, tirando isso, o iogurte é deeee-li-ci-o-so. Só que não vou comprar mais, por enquanto. E agora estou mais atenta a procurar amido modificado em qualquer coisa que diga "0% de gordura". rs

A preguicite bateu geral porque estou mulherzinha desde sexta-feira. Deveria ter ido pra cozinha pra fazer umas frescurinhas doces com ricota, mas fica pra semana. Poderia estar devorando baciadas de gelatina, essa sobremesa tão coringa de qualquer reeducação alimentar, ainda mais na ausência de frutas.

É que estou repensando a gelatina um pouco... E as próprias recomendações de South Beach, fase um. Não pensem que eu não estou pensando nisso. rs E digo recomendações porque o livro é bem claro: não existe uma lista de alimentos proibidos em South Beach, mas de alimentos a serem evitados. Você evita se quiser. Você come um pouquinho se quiser. É tudo você que escolhe.

South Beach ☸ FASE UM ☸ Dia 6/14 | Perfeito? 0/14
  • vitamina com leite de soja Ades Zero e uma colher de sopa rasa de linhaça dourada moída
  • cafézinho com polenguinho light fibras e cálcio -- parece que você tá tomando café com leite... :)
  • um punhado de pistache
  • 15 castanhas de caju
  • janta: salada com atum
  • iogurte light com 15 amêndoas
  • 2 nozes, 2 castanhas do Brasil, 2 nozes pecã
  • iogurte light -- repeteco... ;)
Janta, iogurte e nozes

Não tem petisco mais gostoso que um comentário.
Carinho = zero cal! ;)

Postar um comentário