segunda-feira, 5 de abril de 2010

South Beach, sete anos depois

Eis aí o meu presente, A Dieta de South Beach Aditivada. Como fazia tempos que fiz essa dieta pela primeira vez (2003) e queria fazer de novo, um dia na livraria me deparei com essa edição atualizada por um preço baratíssimo e decidi levar. Não gosto de usar a palavra dieta pra falar de South Beach porque não se aplica exceto na fase um -- que a edição atualizada já diz que você nem precisa fazer, pode ir direto pra fase dois, que é reeducação alimentar total.

A fase um é que faz desse programa de reeducação uma dieta por causa das restrições, temporárias, não de um grupo de alimentos (como muita gente pensa), mas sim de dois tipos de alimentos somente: amidos refinados e integrais e todos os açúcares. Mas me diz qual pessoa fazendo RA não diminui um ou outro, ou corta geral mesmo, pelo menos por um tempo? Por isso que eu digo que a palavra dieta não se aplica realmente a South Beach -- exceto por 14 dias, na fase um, e só se você quiser.

E não que essa restrição não tenha o seu propósito. A fase um, pra mim, é como abrir as portas da percepção. A primeira coisa que você descobre em South Beach é: em que comida eu sou viciada? Alface é que não é. Rúcula? rs Sério, essa coisa do vício é providencial conhecer porque só assim você pode controlar. É ridículo combater o que você não conhece, é como briga de faca no escuro, você faz mil dietas e só se fuckity, não entende o motivo.

"Sou viciada em pão, sou viciada em pizza, sou viciada em sorvete, sou viciada em sanduba"... É assim que as revistas ganham dindin em cima da gente, com uma dieta estúpida a cada mês, pra que você continue viciada. "Dieta do macarrão, dieta do sanduíche, dieta do sorvete, coma chocolate e emagreça, perca 5kg em um mês comendo pizza"... Pô, e não é assim? Mas e depois?... A primeira coisa que você descobre em South Beach é justamente onde a coisa pega e como combater o seu bom combate. Simples assim. Aí cada um decide o que vale mais a pena pra si.

QUAL O SEU VÍCIO? PÃO OU CHOCOLATE? CARBO OU AÇÚCAR?

No primeiro dia de South Beach, fase um, você descobre. Vai ser meio perrengue, mas são só 24h e vale a pena. Depois, você decide se quer dominar o bicho ou não. Aí faz uma semana. Se quiser e gostar do resultado, prolonga por mais uma. E só, 14 dias no máximo. Aí é só alegria numa RA pra lá de saudável.

South Beach
é uma dieta opcional de 14 dias
e um programa de reeducação alimentar
pra vida inteira.

Essa é a minha definição, acho que essa frase resume bem South Beach, o programa de RA mais saudável que conheço, mais fácil, mais no nonsense. Não precisa contar pontos, não precisa contar calorias, não precisa ficar checando, conferindo a todo momento o que pode e o que não pode comer ou quantos pontos tem, quantos pontos você já gastou, se já estrapolou sua cota, se o que você quer comer tem na tabelinha, enfim, nada disso.

Você é estimulado e levado a comer bem e saudável quer queira, quer não, porque South Beach não tá tanto na prateleira do supermercado e não passa nem perto do fast food da praça de alimentação (como Vigilantes e Pontinhos, por exemplo). South Beach tá muito mais é na feira mesmo, na seção de produtos integrais e laticínios magros do super e em qualquer bom restaurante ou quilo. Então, é ideal pra quem adotar um estilo de vida mais saudável, é muito prático de realmente seguir pra vida toda, muito intuitivo e no nonsense, também não te prende a tabelas ou continhas na hora de comer -- que eu acho meio brochante ficar matematizando um prazer. Acho que tudo isso resume bem o principal diferencial de South Beach. Outro ótimo estímulo pra seguir o programa (fora os resultados na balança) é que você fica muito pouco tempo de dieta, só duas semanas, e se quiser.

Você pode emagrecer comendo bolo de chocolate e pizza todo dia. Mas você quer? Aí tem que ver o que você prefere. Eu faz tempo que me fiz essa pergunta e constatei que quero, prefiro a vida mais saudável -- tá lá no post minha história, meu cardio perguntando se eu queria morrer. Meda! E uma vida mais saudável, no meu caso, precisava de mudança de hábitos e eu topei também. Se você coloca um Vigilantes ou Pontinhos na minha frente, eu vou me sabotar e fazer a matemática do chocolate e macarrão, do risotto de camarão. Meu coração e a minha genética não comportam. Mas meu cérebro? Ah, não tenha dúvida! Não me ofereça um jeito de me sabotar porque eu vou fazer exatamente isso.

E aí a gente volta ao óbvio: toda dieta ou programa de emagrecimento funciona, mas nem todos serão necessariamente bons pra você. Não é a dieta que é boa ou ruim no sentido de funcionar ou não. É boa pra você? Funciona pra você? Tem que se conhecer antes e se fazer umas perguntinhas básicas mesmo.

Minha prioridade é saúde, sendo a perda de peso uma conseqüência natural. Por isso South Beach, porque não tem por onde eu me sabotar. Agora não me venha com bolo de cenoura com cobertura de chocolate, x pontos, que eu vou comer todo dia e no fim do mês eu tô laranja e meu açúcar de jejum tá nas alturas. Mas eu estaria magra? Não tenha dúvida. Dietas ótimas com as quais um monte de gente já emagreceu. Na minha mão, seria fa-tal. O problema nunca é a dieta, é você. Perguntinhas básicas! Conheça-se antes. MUITO IMPORTANTE.

Putz, engatei a quinta. rs

Mas antes vou fazer um parênteses rápido de uma coisa absurdíssima que vi outro dia na TV num desses programas vespertinos -- não lembro qual. Entrevistaram uma mulher que todo dia entrava no Google à procura de uma dieta nova pra fazer. Gente, não tô brincando. Fiquei passadinha a ferro e engomada! Era uma dona de casa carioca, devia ter seus quarentinha e, só no olhômetro, eu diria que ela estava uns 20kg acima do peso, mas era o tipo que tem bração e quadril, nem era o tipo mais perigoso como eu, que acumula gordura nos lugares mais perigosos -- abdômen, gordura visceral.

Naquele momento, ela tava fazendo a dieta da sopa de não sei o quê. Era aquela sopa todo santo dia, almoço e janta! E aí, na tentativa de emagrecer, ela passa os dias assim. Quando acaba uma dieta maluca, começa outra. E dá-lhe Google! O que aparecer na frente que ela ainda não fez, ela vai e faz. Como pode, hein? Fiquei muito chocada com aquilo, em pensar que existe gente assim. E depois dizem que a gente vive na era da informação, que a informação está em todo lugar, muito acessível. Je-sus. Não é bem assim, não? As pessoas da blogosfera light são privilegiadas. Putz and putz!

Bom, fechando o parênteses televisivo, vocês verão que nada vai mudar muito por aqui com relação ao que já faço. A única diferença que vocês notarão nas fotos, temporariamente por 14 dias, enquanto estiver na fase um de South Beach, será a ausência do arroz e do pão fôrma integrais e da quinua -- que ainda não sei se vou cortar, porque é o cereal mais power que existe e muitos nem chamam de cereal por causa da baixa quantidade de carboidrato em relação a todos os outros.

Dentre os açúcares, sairão de cena temporariamente o iogurte semidesnatado com mel, as polpas de fruta congeladas, o damasco seco e o chocolate amargo -- fora os menos saudáveis ilustrados abaixo. Mas depois dessas duas semanas eles voltam (os menos saudáveis, de vez em quando) e vocês verão como as fases dois e três de South Beach não são muito diferentes da minha RA dos últimos seis meses. Relembrar o programa em todas as fases com o livro novo na mão só vai me ajudar a fazer alguns ajustes pra melhor. Estou precisando.

Os primeiros dias não serão perfeitos. Preciso fazer compras! Mas não é desculpa pra não começar. :) Depois prolongo um pouquinho a fase um pra ficar tudo certinho. Quando estiver perfeito 14/14, vou me pesar e passar pra fase dois.

South Beach ☸ FASE UM ☸ Dia 1/14 | Perfeito? 0/14
  • almoço
  • iogurte semidesnatado com mel e 15 amêndoas
  • duas nozes
NA FACUL, às 19h
  • bauru (queijo, presunto e tomate) no pão sírio (uma fatia)
  • pacotinho de castanhas de caju torradas e salgadas
NA FACUL, às 22h
  • garrafinha de iogurte activia com aveia
  • janta
  • iogurte semidesnatado com mel e 15 amêndoas
  • duas castanhas de caju
  • dois mini pães de mel
  • duas balas de iogurte recheadas
Almoço & janta

Detestei esse pacotinho de castanhas que comi na facul. Já me acostumei com elas in natura! E sabe o que descobri depois lendo os ingredientes? Gordura vegetal. Eca! Eles acrescentam ao torrar, não é à toa que o sal gruda na castanha. Shit, armadilha. Comendo e aprendendo...

Ainda tenho dois iogurtes com mel aqui e vou comê-los. Depois dou um tempo e eles retornam mais tarde à minha geladeira. E o pão de mel? Balinha? Como assim? rs Pois eis que hoje à noite eu tomo aquela garoa fina, que o vento sopra em cima de você de todo jeito, apesar do guarda-chuva, por cerca de 40 mi-nu-tos. Ótimo pra quem acabou de se recuperar de uma pneumo, não? Putz...

Quando cheguei em casa, já estava pronta pra me vingar daquela situação. Que feio, mas verdade. Descontar na comida! Deveria ter sido zen, mas não consegui. Foi por isso que comi esse pão de mel, porque ele já tava na minha frente desde a Páscoa, havia dias! E, até então, eu nem aí pra ele. Putz-putz. rs Bem, hoje eu descobri que é horrores de bom, mas de todo jeito fiquei contente por ter comido só dois. :)

Em 14 dias perfeitos, qual será meu peso?
Vou quebrar a barreira dos 8, finalmente?

Decidi fazer South Beach agora por causa disso, pra dar uma turbinadinha no meu emagrecimento. Meu peso estacionou bonito em 45 dias e depois subiu o ponteiro da balança em 1,1kg. Não porque eu tenha chegado em nenhum platô, não, mas porque a RA descarrilou mesmo com "tudo ao mesmo tempo agora" até eu deixar ela de lado. Constatei o perigo, registrei, agora é action. Estou me resgatando pra me colocar de volta nos trilhos da RA. South Beach vai fazer exatamente isso por mim. :)

Depois vou contando mais sobre essa edição nova do livro. Tem um programa de exercícios até! Mega simples, pra fazer em casa, qualquer um pode. O quê? Exercícios? Eu? Nããããão... :D

3 comentários:

  1. EU AMO SB!
    Prá vida inteira mesmo, digo a fase 2 e a 3. Se bem que ficar na 2 já está de muito bom tamanho. É que eventualmente, vou querer comer um doce :)

    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  2. Me deu vontade desse livro ! rs
    Tô pensando em ser radical em relação à doces por um tempinho ... Tá demais, todo dia como um pedacinho ...

    Eu assisti o Fantástico no dia que essa indivídua que vc está falando apareceu ! Tb fiquei espantada com o tamanho da asneira da mulher.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Quero ler esse livro também!
    =)

    ResponderExcluir