quarta-feira, 14 de abril de 2010

A sopa!

Hoje não deu pra sair pra almoçar. Fiz a sopa! Fiz no medão de que acabasse com um troço marciano e eca pra comer, mas oh my God. Ficou tão gostosa que comi tudo, a panela inteira! Affffff. :D Deu três pratos. Sim, é verde (marciana), mas isso é porque espinafre é verde, né gente? ;)

Fiz assim... Primeiro, bati um punhado de espinafre cozido no vapor no liquidificador com mais ou menos um litro de água. Acho que tinha uns 12 raminhos, no máximo. Adicionei uma colher de sopa generosa de creme de ricota Balkis. Pode ser o cream cheese light que você gostar. Como achei que ia ficar muito aguada essa sopa, acrescentei duas colheres de sopa de soja integral em pó Soyos.

Isso tudo, daí, pra panela, fogo baixo. E fui jogando na panela o que tinha na geladeira: dois filezinhos de peito de frango, um tomate e uma cebola, tudo cortadinho em cubinhos -- pra cozinhar o frango bem rápido. (Detalhe sem noção, não façam isso: coloquei dois pedacinhos de tomate seco. Não combina. Da próxima vez, não coloco.) Quando vi que já tava levantando fervura, provei o caldo pra ver quanto queria colocar de sal. Aí, vai do seu gosto. Pronto, adicionado o sal, simplesmente deixei lá, no fogo baixo, pra ir ficando cremosa e incorpando.

Essa soja integral em pó Soyos totalmente faz isso, dá cremosidade e não tem gosto. Se não prestar atenção quando começa a cozinhar, adiós, vai ficar um cremão mesmo bem incorpado. Se não tomar cuidado, vira uma papa. Quando vi que tava no ponto, nem muito aguada, nem muito creme, desliguei o fogo e fui pro abraço.

Janta: sopa de espinafre

Com a sopa no prato, o toque final: azeite e pimenta do reino. Ai, gente, não é por nada, não, viu? Mas ficou MUITO BOM DEMAIS! :D

Foi um creme-sopa o que eu fiz, né? Assim, gostoso pra caracoles, só que meio sem noção do ponto de vista culinário-gourmet. Mas agora que fiz uma vez, da próxima (e fica a dica), vou fazer só um creme de espinafre super chique. :)

É fácil, faz assim.... Na etapa do liquidificador, vou bater junto a cebola e alho -- totalmente esqueci do alho dessa vez! Aí, na etapa panela, vou acrescentar somente um tomate picado em cubinhos. Aí vai ficar um creme de espinafre super chique, vegetariano, só com os tomatinhos. Vai ficar lindão no prato, hein? Assim, bonito pra foto num bowl de sopa, que chique? ;)

South Beach ☸ FASE UM ☸ Dia 10/14 | Perfeito? 3/14
  • café da manhã: um copo de Ades Zero com uma colher de sopa rasa de cacau em pó (Mãe Terra)
  • uma porção de pistache
  • iogurte natural Molico com pistache -- comi, mas não combina, melhor com amêndoas... rs
  • janta: três pratos de sopa
  • 2 nozes, 2 castanhas do Brasil, 2 nozes pecã, 4 castanhas de caju in natura
Café da manhã

O cacau em pó precisava experimentar, então esse foi o jeito mais simples e fácil: um shake, batido no liqui -- senão não dissolve. Agora que já vi que gosto tem e qual medida usar pra um copo pra não ficar muito forte, vou fazer um docinho com ele. :) Ah, adicionei um envelopinho de adoçante de stévia. Achei que o Ades fosse suficientemente doce, mas cacau em pó não é Nescau. rs É forte. Então vale o adoçante.

2 comentários:

  1. nossaaa essa sopa tá com uma cara ótima...eu amo amo sopa...sou fanática por sopas...hahahaha

    bjinhosssssssss

    ResponderExcluir
  2. Detestava sooopa!
    Ui!..rs

    Mas agora com a RA tô aprendendo a gostar..rs
    vou experimentar essa, a cara tá mto boooaa!

    Beijooosss!

    ResponderExcluir