segunda-feira, 12 de abril de 2010

O açúcar que se esconde nos alimentos mais insuspeitos


Açúcar por toda parte! Como o açúcar se esconde bem nas letrinhas minúsculas dos rótulos dos alimentos, não? Impressionante. Que catchup e barrinha de cereal tenham açúcar, até entendo. Mas caldo de legumes light? Molho de tomate? Ah, peloamor. Temperar a comida, uma sopa, melhor usar os temperinhos naturais mesmo, nada de querer tudo fácil, a menos que você esteja disposto a trocar a facilidade por açúcar.

Agora o contrário. Assistam esse videozinho do Bob Greene na Oprah. É curto e não dá pra incorporar aqui (a Oprah não deixa rs), mas vale a pena ver, principalmente pra saber quanto açúcar tem em alguns alimentos que sabemos terem açúcar. Mas a gente sabe quanto açúcar? Vejam. Não precisa entender inglês. As imagens falam por si.

E os outros nomes do açúcar escondidinho nos rótulos? Ah, isso também tem. Aqui vão alguns desses disfarces que o açúcar usa pra que você não o reconheça pelo seu nome verdadeiro. Alguns termos são óbvios; outros, nem um pouco.
  • honey / mel
  • dextrose / dextrose
  • fructose / frutose
  • corn syrup / xarope de milho
  • high-fructose corn syrup / xarope de milho com alta concentração de frutose
  • sorbitol / sorbitol
  • fruit juice concentrate / concentrado de suco de fruta
  • galactose / galactose
  • lactose / lactose
  • polydextrose, / polidextrose
  • mannitol / manitol
  • xylitol / xilitol
  • maltodextrin / maltodextrina
  • turbinado sugar / açúcar turbinado
Vai olhar pro próximo rótulo com outros olhos? Fico imaginando um diabético nessa hora...

A mesma matéria analisa os ingredientes de uma barrinha de cereal pra ver quanto açúcar tem ali. Olha aí, os nomes diferentes! Fora a gordura parcialmente hidrogenada...

"Here are the real ingredients in that health bar: Sugar (sucrose), rolled oats, dextrose, wheat flakes, rice, dried lemon (sulfited), soybeans, fructose, corn syrup, partially hydrogenated peanut and soybean oil (industrially processed fat), non-fat milk, almonds, malt, sorbitol and flavouring."
Quantos açúcares diferentes tem aí? SEIS.

Gostei do exercício e fiz o mesmo com uma barrinha de cereal nacional e bem popular, mas fui logo numa barrinha DIET, sabor banana. Encontrei os seguintes açúcares: extrato de malte, maltodextrina, sorbitol, polidextrose e maltodextrina.
CINCO açúcares numa barrinha DIET. Como assim?!

O rótulo traz o seguinte aviso: "Diabéticos: Contém glicose, frutose e sacarose naturalmente proveniente dos ingredientes".
Isso eu acho a coisa mais $#%%##$ de todas: falar dos açúcares naturalmente presentes nos ingredientes e omitir os outros NÃO naturalmente presentes e adicionados ao produto.
É certo tratar o consumidor nestes termos? No Brasil, é.

Tem jeito, isso?... Aparentemente não. Vamos esbarrar em muito açúcar onde esperamos não encontrá-lo, como numa barrinha de cereal DIET. De novo, é o preço que pagamos pela facilidade de ter um lanchinho rápido à mão. Fácil, mas com bastante açúcar.

Agora adicionar açúcar ao molho de tomate não dá pra perdoar. E nem ao caldo de legumes LIGHT. E nem à barrinha de cereal DIIIIIIIIIIIIIII-EEEEEEEEEET.
DÁ UM TEMPO, INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA!

South Beach ☸ FASE UM ☸ Dia 8/14 | Perfeito? 1/14
  • polenguinho light fibras e cálcio
  • porção de castanhas de caju in natura
  • iogurte natural Molico -- 76cal, um achado!
  • janta
  • 2 nozes, 2 nozes pecã e 2 castanhas do Brasil
  • leite de soja Ades Zero com cacau em pó -- fail, não dissolve de jeito nenhum, tem que bater... rs
Janta

Não queria ligar o liquidificador quase meia-noite, então a sopa vou bater amanhã. :) Molhinho em cima do hambúrguer de soja é cebola e champignon "refogado" no shoio light com água e depois misturado a uma colher de sopa de creme de ricota e um pouquinho de azeite. Sabe aquela idéia Cheddar McMelt? Ficou bem parecido!

Ah e finalmente um dia PERFEITO e sem doces! :D Mas eu parei naquele quiosque da Nestlé que tem no metrô Ana Rosa pra tomar sorvete. Olhei, olhei, olhei... Fui embora bate e volta. Ufa! E esse iogurte Molico? Quase perfeito! Seria melhor se fosse adoçado com um adoçante natural (stévia) em vez de aspartame. Mas tudo bem. Salva geral e total a vontade de doce.

Amanhã, se Deus quiser, será ainda melhor que hoje. Estou até achando meu estômago um pouquinho menos dilatado... Será?

7 comentários:

  1. Muito esclarecedor e motivante seu post. Adorei! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. O que será de nós aqui meu Deus! Vamos virar formigas? rs
    É assim que somos tratados como consumidores.
    EU não sei aonde estão todos os nutricionistas que não nos defendem (obesos e diabéticos)rs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Primeira vez por aqui e me encantei com as informacoes!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, se a gente não ficar de olhos bem abertos, é enganada mesmo!
    Eu sempre fico atenta. Não sou favorável a neuras, há quem se aterrorize com qualquer teor de qualquer coisa, morro de rir. Mas você trouxe um alerta importantíssimo, que transcende qualquer neura, é informação valiosa sim. POrque muitas vezes a gente presta atenção em um determinado detalhe no rótulo e daí em diante, esquecemos de ver o resto. Então, se o alimento é light ou diet e isto consta na embalagem, isto não nos exime da necessidade de ver direitinho o que é aquilo, como é composto. Porque não é uma questão só de emagrecimento, de estética, é questão de saúde, de vida! O diabético numa dessa se arrebenta, por exemplo, não é?
    Obrigada por compartilhar isto, viu?
    Beijos querida, continue indo em frente!

    ResponderExcluir
  5. oi querida vi que você estava me seguindo, e entao resolvi vir te visitar, nossa adorei saber que é minha companheira de South Beach...eu vou começar a Fase 1 hoje, quarta-feira...nossa andei saindo da linha e comi choco na pascoa e ai aconteceu o inevitavel, virei tua seguidora aqui e no twitter...bjs!!!

    ResponderExcluir
  6. Ah tem post novo la no meu blog!!!

    ResponderExcluir
  7. Alice, eu também achei esclarecedor. Very como assim?! rs

    Dricka, eu me pergunto a mesma coisa, sabe? :/

    Lilian, seja bem-vinda! Em comum, já identifiquei nosso senso de humor. rs Se bem que eu pareço tão séria! #so-not-true ;) Te linkando!

    Beth, era isso mesmo que eu queria dizer, mas você disse melhor. :) Não nos exime de ver a letra miúda, tem que prestar atenção mesmo, por uma questão de saúde. Confiar na letra grande, no rótulo, na marca, no comercial da TV ou da revista, infelizmente, não dá.
    Meu, super chuchu te ver por aqui! :D Adoro. Ainda não fiz a ponte aérea essa semana. rs

    Geovana, eba! :D Sabe que acho que nem te descobri na blogosfera light? Acho que foi em outro lugar, outra das minhas redes paralelas. Acho que foi de beauty e maquiagem ou então esmaltes. É possível? Acho que alguém pôs uma foto sua... rs Beijos!

    ResponderExcluir