sexta-feira, 1 de abril de 2011

Eu quero essa vaga -- and the little black dress

Outro dia me aventurei a comprar roupas -- numa loja especializada, é claro. Vi um vestidinho do tipo little black dress que era a minha cara: manga pequena (prefiro), decote na medida (a comissão de frente é minha), comprimento nem micro, nem macro (ou assim me pareceu) e um fino cintinho preto pra arrematar. "Que graça! Perfeito", pensei eu, fui logo me animando. Pra quê... Só no provador é que fui descobrir que era tudo pura ilusão de ótica.

Sim, entrou o vestido. Fechar na comissão de frente? Quase. Um número a mais resolveria. Mas e o comprimento? Lá embaixo. Super macro! Dito de outro modo, modelagem pra mulheres gordas? Sim, mas altas além de gordas. Baixinha? Sem chance. Teria que cortar um bom naco de pano ali naquela saia pra ser o meu little black dress. Decepção, porque tinha ficado tão bonitinho. :( E eu nunca tive um little black dress. Never-had-one. How sad is that?

© Mattel

Cinco ou sete quilos mais magra e aquele vestido daria em mim. Mas quem quer pagar um preço salgado pra ainda ter que pagar pra arrumar depois? São dois preços! Não seria melhor e mais produtivo emagrecer? Sim. E eu aposto como o dilema de toda mulher gorda que já se viu nessa situação é: "Mas e se eu não emagrecer nunca"? Ou, então: "Mas quando eu emagrecer, esse vestido não vai mais estar aqui"... Aí você sai da loja e faz o quê? Vai comer um hambúrguer?

Eu teria feito exatamente isso não fosse o fato de que era domingo, o shopping estava fechando e eu, na minha ignorância de quem não é rato de shopping, não sabia que a praça de alimentação vai até as 22h, embora as lojas fechem às 20h. Nunca achei que fosse ser salva pela ignorância. Mas, dessa vez, fui.

E os dilemas?
"Mas e se eu não emagrecer nunca"? DEPENDE 99,9% DE VOCÊ.
"Mas quando eu emagrecer, esse vestido não vai mais estar aqui"... VERDADE. VAI TER OUTRO AINDA MAIS BONITO.

Só sei que foi um saco reviver essa situação. Fazia muitos anos, seis ou sete, que eu não entrava numa loja especializada pra comprar uma roupa decente -- algo que não fosse fusô e camiseta, que sempre serve. Só que não dá pra ir trabalhar de fusô e camiseta. E o mercado de trabalho -- a gente sabe -- detona a gente, não tem jeito. Detona mesmo. Detona com jeitinho, é lógico, ninguém precisa dizer na sua cara "a gente amou suas qualificações, mas não sua imagem". Mas é isso mesmo que é dito nas entrelinhas muitas e muitas vezes, só que de outro modo.

Enfim, o que eu quero dizer com tudo isso é que ser gorda é economicamente inviável duas vezes: fica caro se vestir e as chances de você trabalhar numa área ou empresa onde não vão ligar pra sua imagem ficam cada vez mais restritas. Ficar sem namorado, eu fico com o pé nas costas. Choro, me descabelo, é muito verdade. Mas é mais pelos sinking dreamboats da vida do que propriamente pelo fator "que falta me faz um xodó". Sem uma vida social super agitada, também fico. Não ligo de sair sozinha quando quero ir a um show, pegar um cinema, até prefiro. Mas sem realização profissional? Ah, não, aí já é demais. É pedir demais de mim. É me tirar além da conta.

E, aliás, nosso mercado de trabalho que também se cuide, porque o Brasil já tem mais de 50% da população masculina com excesso de peso -- e quase 45% da feminina. E aí, como faz? Contrata os menos qualificados e mais magros e belos ou contrata o mais apto e dá incentivos pra esse funcionário cuidar de si, de sua saúde e, por conseqüência, da própria imagem e da imagem da empresa?

Quero só ver. >_>



Só porque eu falei de xodó, vai... rs

Adoro Dominguinhos, tem sabor de infância pra mim. Mulheres Negras? Sabor de adolescência groupie -- pra dizer o mínimo. Aliás, eles voltaram...


Feridas! rs

Só falta pintar por aqui, Imsampacity, como Imbarueri e outros canais... :) Desnecessário dizer, continuo fã do Karnak e demais projetos solo ou paralelos de Maurício e André.

Aliás, tem show do Karnak hoje e esse fim de semana no SESC Vila Mariana. Se lotou, não sei. Liguei lá hoje e me disseram que tem ingresso pra sábado e domingo. No site, diz que não. SESC... >_> Só mesmo indo até lá pra saber.

Se tiver, eu vou for sure. :) Veremos mañana.

Imagem: Barbie Basics, Collection #1, Little Black Dress (fev/2010)

4 comentários:

  1. Salut plus Belle!
    Me identifiquei com vc nessa "compra", já me aconteceu isso várias vezes!
    Comecei meu blog há 2 dias e espero contar com seu incentivo!
    Já te estou a seguir!
    Bjao e sucesso

    www.do42ao38.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2/4/11 09:38

    Bella, eu acho que deve sim ter preconceito com gordinhas, mas mais ainda com pessoas que não se arrumam direito, gordas ou magras ... É complicado mesmo fazer compras para nós, mas tem que fazê-las para ter modelitos adequados para as entrevistas ... Ano passado quando passei por entrevistas fui na Palank e comprei algumas coisas lá ... Dá pena pelo preço, não eram exatamente as peças dos meus sonhos ... Massss tive que fazer. E deu certo ! Mesmo sendo a mais gordinha do depto sempre vinha alguém elogiar que eu tinha bom gosto, e nem precisava a gente vê admiração nos olhos das pessoas. Gordura é sim empecilho, mas se vc tem um objetivo, sabe qual é, bora colocar a criatividade pra fora e bater perna nessas lojas estúpidas pra resolver ! Vc é bonitona que eu já vi foto sua !!!

    Beijão

    Gabi (mulherpneu)

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3/4/11 13:21

    Olá Bella
    Já comentei há algum tempo e te recomendei um blog, mas parece que vc não deu muita bola. Vou recomendar de novo, mas antes quero contar como encontrei seu blog, eu pesquisava sobre uma dieta radical meio maluca(Master cleanse) e cheguei aqui. Achei legal e me cadastrei para receber seus posts. Eu te acho inteligente e bem informada e é por isso que gosto de ler o que escreve, mas identifiquei algo em vc que, creio, é um dos impecilhos para que emagreça e seja feliz (magra ou gorda). Vc tem pouca autoestima e, por isso, carrega síndrome de vítima. Então recomendei um outro blog que sigo: Vigilantes da autoestima. A comunidade em torno desse blog cresceu e uma parte deles acaba se conhecendo nos encontros que a gestora do blog promove. Ainda acho que seria bem legal vc visitar esse blog e até participar de algum dos encontros. Agora vou contar um pouco de mim. Eu tb sou gorda, tenho 1,60 m de altura e peso hj cerca 87 kg . Ano passado atingi meu record, 92 kg. Só que hj em dia isso não incomoda além do que deve, o que quero dizer é que meu excesso de peso não me impede de ser realizada profisionalmente nem afetivamente. Eu cuido muito dos cabelos, da pele, das unhas. Me visto bem. E não deixo de fazer nada por achar que estou gorda. Vou à praia de biquini e meu namorado incentiva. Antes de estar com esse namorado firme saia com as amigas, ia a teatro, cinema e muita balada e mesmo sendo gordinha e madura sempre ficava om alguém. Continuo saindo e me divertindo, só que agora com meu namorado. Não foi sempre assim, claro. Eu passei um período em que só ficava de casa para o trabalho e vice-versa. Então chego um cansaço de me sentir isolada do mudo e comecei a procurar me conhecer, comecei fazendo viagens de ecoturismo, em que vc vai com um grupo em que não conhece ninguém, mas geralmente são pessoas maduras, então não têm aquela preocupação com imagem, juventude, etc. Depois comecei a fazer yoga. Ajuda a relaxar, dormir bem e dá uma flexibilidade independente do seu pesinho a mais. Depois de um tempo me aventurei em algo que me deu um grande up nessa questão de autoestima e feminilidade, iniciei aulas de dança do ventre. E com essa postura mais aberta para o mundo, gostando de mim e me achando feminina e bonita, mesmo gordinha, acabei encontrando meu atual namorado, aliás namorido, que creio ser o homem da minha vida. Ainda quero emagrecer, porém sem deixar que essa necessidade me leve pra baixo. Ainda me permito ficar incomodada commeu peso só pra eu não me tornar uma relaxada e me largar. Existe um componente importante de saúde que devo levar sempre em conta. Quero emagrecer sim, ficar mais bonita, ter mais disposição e cuidar da minha saúde. Mas a vida não pode ficar paralisada nesse processo, entende? Com relação ao post de hj vc devia ter comprado o vestido com o número menor e colocar um tempo como meta para usá-lo, os eu incentivo. Para atingie seus objetivos de emagrecimento e felicidade não dispense ajuda, vá ao médico, ao piscólogo, à igreja, aproveite os blogs como o que lhe recomendei, curta os amigos, saia da concha. Eu te desejo tudo de bom e que, antes de tudo, sejas FELIZ!! Beijos, Nelia

    ResponderExcluir
  4. Oi Bella
    Venho aqui primeiramente para dizer que enquanto lia os seus posts, me vi varias vezes.
    Passei o dia inteiro e parte da noite de sábado tentando personalizar o meu blog com suas dica, porém não foi possivel (não me pergunte por que?.
    Até agora não consegui postar nada sobre meu processo, mas estou certa que essa fase irá passar.
    Obrigada por ser mais uma incentivadora.
    Grande beijo!!!

    ResponderExcluir