segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Expectativas

No momento em que você cria uma expectativa ou parte numa busca, está correndo o risco tremendo do desapontamento. Os budistas estavam certos: a única maneira de não sofrer nessa vida é o total desapego. Não se apegar a nada, ninguém, nem mesmo às suas próprias expectativas. Foi nessa que eu errei dessa vez. Eu me apeguei. Não a ninguém. Mas, antes, às minhas próprias expectativas.

As nossas expectativas são nossas, não têm absolutamente nada a ver com as pessoas, por mais que elas também tenham cometido seus impropérios e desgalanteios pra com a gente. No fim, não são essas coisas que machucam, mas a nossa própria decepção com nós mesmos, aquela hora que a gente pára e pergunta a si mesmo: "Mas, catso, por que eu esperei tal coisa de tal pessoal"? A expectativa fod3 tudo. O único jeito de ser feliz é não esperar absolutamente nada. Assim, quando os ventos bons te sopram na cara, você simplesmente sorri feliz e agradece, livre de todo e qualquer aborrecimento ou decepção e, principalmente, de sofrimento, da porcaria da dor. Por que nós fazemos isso? Por que nós criamos tantas expectativas?

Pronto. Racionalmente, já desvendei esse segredo. (Malditas coisas que ninguém te conta e você tem que descobrir da pior forma possível...) Agora, só me falta, emocionalmente, colocar em prática. COMO SE VIVE SEM NENHUMA EXPECTATIVA? Como um flaneur em Paris, a rodopiar de um café a outro? Como um São Francisco, desapegado e conversando com os pombos? COMO?

There are too many assholes in the world to create any expectations.

Amanhã, vou fazer esse exercício: tentar não criar absolutamente NENHUMA expectativa. Vou contar quantas coisas eu esperei, por que e de quem, incluindo de mim mesma. Sim, vou fazer exatamente isso, só de curiosidade. Só pra ver, ao fim do dia, que conta isso vai dar. Na ponta do lápis.


Lu Russa: eu almoço com você tão logo esteja um ser humano agradável de se estar ao redor. Vamos num restaurante metido a besta.
Juliana: não tem condição e nem coerência pra conversar. Se e quando eu consigo alguma coisa, é assim, escrevendo. E olhe lá. Mas só de ter pensado em mim, aquela hora da noite, com tanta coisa boa pra pensar, nossa, já fez um bem, já cumpriu o seu papel.
Aline: yes, my heart will go on, que nem no Titanic.
Tati: I know. And it's ok. <3
A todo mundo que comentou (^ quarteto em sol ^ também) e eu li (estou lendo aos poucos), obrigada, de coração. Não é a minha resposta que interessa. É vocês saberem que perderam alguns momentos das suas vidas pra fazer um bem a alguém que poderá, ou não, retribuir esse bem. Mas a recompensa de vocês não depende, em nada, de mim. Chegará a vocês, se é que já não chegou, aí mesmo, dentro de vocês, aquele sentir-se bem. De um jeito ou de outro, o bem viaja e chega aonde precisa chegar. E justo eu não saberia disso? Pois do pouco que eu sei, disso, eu sei. ;)

7 comentários:

  1. Chérie, isso é fato. Desapego é a chave. Chega a ser extremo, fiz retiro de 3 dias para isso e ainda não estou nem perto do desejável. O bom, de tudo isso, é que materialmente, eu sou desapegada. Sentimentalmente, eu ainda não consigo. Por isso, que muitos budistas se isolam, porque de longe, é mais fácil entrar nesse caminho de desapego.

    Casada, não tenho condições de fazer um retiro de 2~3 anos longe, então, a solução é aceitar que sou muito imperfeita, que estou longe, mas que eu vou alcançar o meu objetivo. E vou caminhando. Tentando melhorar, aceitando o meu Kharma que não pode mudar, e sempre buscando fazer com que o Kharma que eu posso mudar seja o melhor que eu conseguir - para o benefício dos outros ao meu redor, e de mim por consequência.

    Mas... tem certeza que você quer ler textos budistas nesse momento? Talvez, seja melhor ler algo de S.S.Dalai Lama, pois tudo o que ele escreve pode ser utilizado na vida e na doutrina já que quem conhece o linguajar da religião vai reconhecer ensinamentos muito poderosos ali também.

    Te desejo Luz.
    Se precisar, estou aqui.
    Em 1 mês, já estarei mais perto.
    Bjos, Jú

    ResponderExcluir
  2. Hauhauhauhhauhuaha My name is Jack!

    ResponderExcluir
  3. Tem uma enquete na barra lateral direita aqui. É sobre quantos quilos quero eliminar... muito desagradável falarmos em números, então, que tal colocar opções discretas como ( ) Muitos ( ) Todos ( ) Alguns? he he

    Olha, sobre seu post, falei no e-mail justamente sobre algumas expectativas. E olha que nem tinha lido aqui antes, viu? Bjs

    ResponderExcluir
  4. ebaaaa !!! :))))

    pode ser no final de semana do dia 25????

    ResponderExcluir
  5. Ola Bella
    Leio seus posts há algum tempo, até me cadastrei para recebê-los por email mas nunca havia comentado. Cheguei aqui ao procurar informações sobre dietas radicais. E não emagreci um quilinho sequer desde então.No entanto estou super bem emocionalmente porque tenho procurado buscar auto conhecimento e elevar minha auto estima. E com isso tudo tentar diminuir a ansiedade já que sou ansiosa de nascença, nasci de 8 meses. Não desisti de emagrecer pq é tb uma questão importante de saúde. Mas já não estou me sentindo a pior das pessoas por não conseguir atingir esse objetivo com facilidade. Vc já obteve tantas vitórias pelo que acompanhei aqui, orgulhe-se delas. Tome esse seu momento atual como uma pausa para balanço, fortaleça seu emocional, procure ajuda, procure meios de elevar sua autoestima, aceite-se e o resto será consequência. Eu vou te indicar um blog que acompanho desde o começo (tem quase um ano de existência) que trata do que falei, elevar a auto estima como um exercício constante. Saber que não estamos sós em nossas dificuldades, compartilhar, trocar experiências é muito bom, acolhedor e eficaz como aprendizado. Recomendo: http://vigilantesdaautoestima.zip.net/
    Força, Escolha ser Feliz!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ow, só para constar... se as 2 forem, eu me auto convido também.

    ResponderExcluir
  7. mas é claro, Ju - tô esperando um "sim" da super Belle..:)))

    ResponderExcluir