domingo, 10 de março de 2013

Shefa? Não curti

O assunto deste post é suco de soja, bebida que combina soja a um suco natural de fruta. (No mercado, outros nomes são "bebida à base de soja" e "alimento à base de soja". Pra simplificar, vou usar suco de soja.)

Eu sou muito fã de suco de soja por vários motivos, entre eles os benefícios da soja (mais especificamente das isoflavonas) e da proteína vegetal, que, além de ser mais magra que a animal e livre de colesterol, ainda ajuda a absorver o açúcar natural do suco de fruta mais lentamente.

Tem gente que não gosta do sabor de nada que tenha soja. Não é o meu caso. Nas minhas rotineiras vitaminas, tem sempre leite de soja zero com alguma polpa de fruta congelada. Mas quando estou sem um ou outro, me viro no suco de soja, que já combina os dois.

E quem não se lembra do japa Tonyu, suco de soja no saquinho que a gente comprava no carrinho da Yakult e vinha com canudinho? :) Também tomo o leite de soja purinho da silva, até quente. Enfim, sempre gostei.

É muito difícil eu torcer o nariz pra algum sabor. Em todos os casos, suco ou leite de soja, hoje opto sempre pelas versões zero (açúcar).

A marca mais conhecida, e provavelmente pioneira nesse mercado massificado da soja, vocês sabem, é a Ades. No começo, sem muita concorrência, reinava absoluta nas prateleiras dos supermercados. Surgiram outras marcas, outros preços, mas o Ades continuou um dos sucos de soja mais caros -- senão o mais caro.

Achando que faria um favor ao meu bolso, resolvi experimentar uma outra marca: Shefa. Comprei dois sabores: o de frutas vermelhas e o duo laranja e pêssego, ambos zero. Fui atraída não só pelo preço, mas também pelas baixíssimas calorias por copo -- só 16 cal.

Mas foi a primeira e última vez que comprei um suco de soja zero da Shefa. Motivo: um gosto excessivamente artificial, eu diria horrível. A cor, também achei tão acentuada que, junto com o gosto ruim, me deu a sensação de estar tomando um copo de tinta com cheiro de chiclete.

Não me lembro de ter me decepcionado tanto com outro produto antes. Me causou espanto mesmo. Tanto que fui inspecionar o rótulo tentando procurar, na lista de ingredientes, o que poderia ter deixado esse suco de soja com um gosto e aspecto tão artificiais e beirando o intragável.

Como não sou engenheira de alimentos, não posso apontar, especificamente e com certeza, os ingredientes culpados. Mas, como consumidora, posso dizer o que me chamou atenção no suco de soja da Shefa e que não achei na embalagem do Ades: conservadores benzoato de sódio e sorbato de potássio.

Conclusão a que posso chegar? O Ades é mais caro, mas não tem conservantes e, tudo indica, isso também faz toda a diferença no sabor.

Achava um certo preciosismo, ficava até meio brava de ter de beber o Ades logo, porque não tem uma vida "eterna" na geladeira. Mas depois de cair nessa roubada da Shefa, aprendi que um suco não ter conservantes não é mera jogadinha de marketing. É coisa de sabor mesmo, pra ter um produto melhor e mais gostoso -- e, ainda por cima, mais saudável.

Só posso esperar que a Shefa invista mais na sua linha soja zero pra fazer frente à Ades com um produto mais à altura da concorrência. Enquanto isso, vou experimentando outras alternativas.

Imagens: Shefa e Getty

9 comentários:

  1. Eu tenho a tendencia a não gostar de nada que seja de soja, mas a unica coisa que gosto é o suco ADES, principalmente o zero de laranja ! é o único que desce....

    bjosss

    ResponderExcluir
  2. O problema do Shefa são os lights (acho que de todos, porque não gosto muito dos sucos artificiais, prefiro os de polpa congelados). O Shefa é mesmo meio ruinzinho, mas acho que depende do sabor também. Os que não são light (dependendo do sabor) podem ser melhores.... :)
    Mas tudo é uma questão de gosto não é mesmo?! ;)
    Um beijo, Patty.

    ResponderExcluir
  3. Shefa já tem uns sabores estranhos (eu só consigo o de frutas amarelas - esse da foto da direita que você colocou) mas nunca tomei o zero.

    Certa vez, magnetizada pelo de frutas amarelas, fui no mercado, estavam todos os sabores em promoção COMPREI 2 de cada... me arrependi taaaaaaaaaantp. Dei tudo. Nunca mais comprei.

    ADES eu gosto de quase todos (exceto o de chocolate) e o que eu mais amei, saiu de linha, que era o de frutas cítricas. Mas bebo normalmente dos outros.

    Arrumei meu iPad, aguarde meu email hoje.
    Bjos, Jú

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bem?
    Eu não faço questão de sucos. Desde que comecei a RA só tomo água mesmo e me acostumei muito com isso. Eu faço VP e lá todo suco conta ponto e se você comer a fruta in natura é zero ponto, então prefiro comer a fruta. Já ouvi falar que a soja é muito bom pra saúde e até já tomei algumas vezes e o sabor é até bom rs. Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  5. Oi querida
    Que bom que retornou!

    Agradeço a visitinha e digo que de suco light já experimentei "quase tudo".Fico com o Ades normal. Não tem tantas calorias e preserva o sabor*

    Muita força!

    ResponderExcluir
  6. E o shefa sem soja que vem escrito "sem conservadores" na embalagem, é realmente mais saudável do que outra marca como Dell Vale?

    ResponderExcluir
  7. Prefiro 1000 vezes da shefa aliás não gosto dos outros o sabor eh o melhor só tomo dele

    ResponderExcluir
  8. Prefiro 1000 vezes da shefa aliás não gosto dos outros o sabor eh o melhor só tomo dele

    ResponderExcluir
  9. Prefiro 1000 vezes da shefa aliás não gosto dos outros o sabor eh o melhor só tomo dele

    ResponderExcluir