quarta-feira, 6 de julho de 2011

Strudel de salmão

Enquanto passo por aqui pra dar um "oi" pro meu próprio blog e pra você, um strudel de salmão fica quentinho no forno. É um pedaço, não exatamente uma fatia fina, mais ou menos uns três dedos. Vai ser meu almoço com uma saladinha.

Tenho reparado muito nos rótulos dos alimentos desse gênero, pratos prontos que você compra a granel e que antes não vinham com informações nutricionais, mas agora deveriam vir. "Deveriam", porque nem todos os supermercados e padarias fazem isso. Não sei se tem uma legislação que obrigue -- provavelmente sim, mas toda lei tem suas especificações, como "esse produto sim, aquele não precisa" ou "essa informação tem que ter, essa outra é opcional" e por aí vai. Mas eu gostaria de saber o que estou comendo SEMPRE.

No rótulo do meu strudel tem os ingredientes, a info nutricional e também o peso.

Na porção de 60g, eu estaria consumindo 160cal, 10g de carbo, 8g de proteína, 4g de gordura saturada, 0,6g de gordura trans (ah, maldita margarina), 1g de fibra e 224mg de sódio.

Mas a porção que eu comprei tem 196g. Então, na verdade, vou consumir o triplo. o_O Só nesse almoço, serão (mais ou menos, give or take) 480 cal, 30g de carbo, 24g de proteína, 12g de gordura saturada, 1,8g de gordura trans, 3g de fibra e 672g de sódio. Muda tudo RADICALMENTE. o_O

Da próxima vez que eu comprar strudel de salmão, vai ser uma fatia fina mesmo.


E quem cozinha se dá bem, porque não me parece um prato difícil de fazer pelos ingredientes que li no rótulo: farinha de trigo, margarina, salmão, creme de leite, alho poró, ovo, salsinha, sal, pimenta do reino branca. Dá pra substituir a margarina, a farinha e o creme de leite, o que reduziria bem calorias, carbo, gorduras e sódio sem alterar muito a proteína do salmão.

Declaro, mais uma vez, minha admiração por quem pilota bem um forno e fogão. Quem sabe cozinhar, sem dúvida, pode ter um controle muito melhor do que come e, consequentemente, da saúde. Quantas mulheres de 30 você conhece que cozinham? E entre as mais novas? Alguém volta a fita daquela cena de queimar sutiã em praça pública, por favor? rs

Se alguém quiser se aventurar a fazer esse strudel, deve ter por aí uma receita de massa light e aí você pode se jogar na criatividade e fazer o recheio como preferir. Me conta se você fizer, tá? Vou lá xeretar... ;)

3 comentários:

  1. Uau ! Nunca comi strudel salgado, excelente idéia !!! Mas então que eu tenho uma má notícia ... Acho que strudel não tem como ficar muito light ... A massa se chama filo, e é mais fácil comprar no mercado pronta do que fazer, e essa massa é cheia de margarina para dar o ponto correto ... Entãoooo mesmo que o recheio seja de salmão com cotage, melhora a situação, mas nunca se enquadraria como um alimento light ... rsss
    Pq a maioria das coisas gostosas engordam, hein ?

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Hoje fiz um quiche. Lendo seu blog pensei que poderia ter deixado menos calórico tirando o bacon. Fiquei com medo de perder o sabor.
    Usei leite light e farinha integral...

    Comi com um bife fino de porco e salada!

    bjoca

    ResponderExcluir
  3. hello...nossa guria eu não tnha visto q vc tinha voltado a postar rsrs hoje q apareceu sua atualização no meu blog rsrs..aesar q eu ando meio afastada rsrs...,nem sei se vc ainda lembra de mim...rsrs eu tava fazendo R.A mais depois resolvi optar pela cirurgia bariatrica e agora estou gravida rsrs bom e aki estou ...
    tenha uma otima quinta feira
    BjOoO**

    ResponderExcluir