domingo, 2 de janeiro de 2011

Sardella, o caviar dos pobres

Não é novidade que eu gosto de sardinha. Como comi bastante sardella nas festas de final de ano (e dá-lhe pãezinhos disso e daquilo), fiquei curiosa pra saber se é genuinamente uma receita italiana ou se é mais uma dessas adaptações brasileiras que a gente adora, mas nunca encontraria igual na Itália -- tipo pizza. rs


Bom, eu não falo italiano, então dificulta um pouco. Mas adorei matar a curiosidade. :) A começar pelo nome, sardella é também chamada por lá de caviar da Calabria, o genuíno caviar do Sul e caviar dos pobres. rs Em italiano, também encontrei referências a dois peixes diferentes: sardinha e aliche. Aliás, descobri que aliche é o mesmo que anchova. Em italiano, eles chamam de aliche a anchova bebê, mas é o mesmo peixe. Mas sardella vem de sarda, que é sardinha em italiano. :)

Então, vamos pra Calabria! É ali, bem aonde fica a bota no mapa, região ao Sul da Itália. A gente vai pra província de Crotone, pra uma cidadezinha de pouco mais de 3 mil habitantes chamada Crucoli. Todo segundo domingo de agosto, eles fazem lá a tradicional Festa da Sardella. rs

Assistam a esse vídeo da TV Calabriauno pra ver como foi a 40ª edição da Sagra della Sardella, em agosto de 2010. Deu pra entender que a sardella e o vinho são de graça e a festa na verdade dura dois dias, domingo e segunda, então acho que vai é noite adentro mesmo, com música ao vivo pro povo rir e se divertir. Que delícia! Adorei isso. rs

Dá pra ver no vídeo que são servidos diferentes tipos de sardella, a consistência varia: uma delas é uma pasta bem grossa mesmo, totalmente diferente do que a gente conhece por aqui, outra já se parece um pouco mais com a nossa. Também entendi quando a moça explicou que a sardinha fica curando seis meses. o_O Obviamente, o gosto deve ser bem diferente do que a gente compra na padaria. rs O mais próximo desse requinte calabrês é o que se chama por aqui de "sardinha anchovada".


Esse outro vídeo é bem mais antigo, mas mostra um pouquinho mais de Crucoli. Valeria a pena passar um final de semana por lá só pra comer a sardella originalmente calabresa, não? De dia, você vai à praia e faz um passeio gostoso, descansa, faz umas comprinhas. Fica por ali dois dias pra pegar a festa e depois vai conhecer outras províncias da Calabria ou pode ir direto pra Sicília, que é logo ali. Bacana! :)


Outro ingrediente da sardella original são essas pimentinhas que eles chamam de pepperoncini piccante. Parece nossa pimenta dedo de moça, não? Essa foto é de uma americana que também passeou lá por Crotone -- experimentou uma sardella bem diferente, com sardinhas praticamente inteiras, na vizinha cidade de Cirò, mais conhecida pelo vinho.


Hmmm... Vinho, sardella, pão italiano... Por que não torradinhas de pão de fôrma ou francês integral pra ficar mais light? Ficou com vontade, mas não dá pra viajar?

Antes de comprar pronta no supermercado ou na padaria, vale dar uma lida no rótulo pra ver se a sardela nacional, com um "l" só, tem pelo menos azeite de oliva na composição -- e não óleo de soja. >_> Se quiser, pode fazer em casa algo mais saboroso e com mais qualidade, com pequenas variações nos ingredientes ao seu gosto. Achei algumas receitinhas.

As que mais gostei são da culinarista Mariza Plácido. Ela ensina como fazer as tais sardinhas anchovadas -- só pras aventureiras de forno e fogão. Se você é mais prática, compre o filé de sardinha anchovada Ubatuba. Ao contrário do processo caseiro, essas sardinhas ubatubenses descansam no seu leito esplêndido de sal por meeeeeeeeeeeeses.
» Três receitas de Sardella

Do site do Mais Você, trouxe duas receitas mais fáceis.
» Sardella da Eli (com sardinhas em lata)
» Sardella (com aliche)

É claro, nunca é demais lembrar que sardella é um antepasto, pra se comer como aperitivo. Lá na Calabria, você deve ter ouvido a moça dizer que serve-se também como molho, com espaguete. Você também não viu ninguém se acotovelando pra comer mais na Sagra della Sardella, viu? Então, vamos saborear, como fazem os italianos. :)

Um comentário:

  1. sabe que adorei seu post.
    Gosto muito de ler sobre algo da itália.
    E sardella realmente é sensacional me deu até agua na boca.
    mas vim aqui para isso...oi linda,adorei seu blog,que 2011 seja perfeito para todas,baby s epudermos ir juntas nessa caminhada, é só me seguir que sigo seu blog, me avisa tá.
    beijokas

    ResponderExcluir