quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Malhar em jejum, subir escadas, caminhar: mitos?

Bacaníssima coluna do Marcio Atalla sobre mitos comuns relacionados ao emagrecimento.
Você acha que malhar em jejum é bom?
Acha que suar bastante é sinal de que está emagrecendo?
E caminhar, emagrece, afinal?

Malhar em jejum emagrece
Mito perigoso

Ao levantar, normalmente um pessoa está há oito horas sem comer e com a taxa de glicose bem baixa no sangue. Com a glicose baixa, e para todas as atividades físicas, de tomar banho a malhar, o corpo deverá se alimentar de outra fonte de energia e, antes de escolher a gordura, foca na massa muscular. A pessoa acaba perdendo massa muscular sem perder gordura. E pode até desmaiar. Antes de malhar, coma uma fonte de carboidrato leve, uma fruta, um suco ou um pedacinho de pão. E, ao longo das duas horas posteriores à atividade, faça uma refeição mais completa. Essas horas são as mais importantes para se alimentar. É nesse momento que seu metabolismo está acelerado, hora certa de repor os carboidratos, proteínas e boas fontes de gorduras (como azeite, castanha e leite desnatado), perdidos durante o exercício.

Suar significa emagrecer
Mito molhado

"Eu vejo gente que coloca roupas superpesadas para transpirar mais durante o exercício, pensando que isso ajuda a emagrecer", diz Atalla. Pelo contrário: a pessoa vai desidratar, cansar-se mais rapidamente, fazer menos atividade física porque vai parar antes do que deveria e o resultado só piora. Da mesma forma, medicamentos diuréticos, que aceleram a eliminação da água do corpo através da urina, fazem perder até 2kg. No dia seguinte, a pessoa que ingeriu o remédio repõe naturalmente esses quilinhos apenas com as refeições tradicionais. Pior: os diuréticos fazem o corpo perder muitos sais minerais, causando um desequilíbrio de cálcio e potássio que é muito perigoso. "E começa a ficar mais perigoso ainda em mulheres perto dos 40 anos, próximas à menopausa. Perder cálcio pode levar à osteoporose", afirma o especialista.

Caminhar emagrece
Mito leve

Não é o simples fato de caminhar que faz emagrecer e eliminar gorduras, mas o ritmo correto da caminhada. Se a pessoa consegue caminhar e conversar, está muito leve. Por outro lado, se ela não consegue trocar nenhuma frase com outra pessoa, a caminhada está muito pesada. O ideal é que ela não esteja tão confortável a ponto de não
conseguir conversar e nem tão ofegante que não consiga falar direito. Outro detalhe é o tempo. Indica-se ao menos 30 minutos de caminhada porque, a partir do vigésimo minuto, a gordura passa a ser fonte primária da queima de energia no exercício físico. "Uma boa dica é da OMS: acumular 150 minutos durante a semana, ou 30 minutos por cinco dias", afirma Atalla.

- 7 mitos sobre emagrecer com exercícios físicos

Adoro! :D (Tirando todos os erros do repórter... rs) Pra ler sobre os outros 4 mitos que as pessoas teimam em perpeturar, clique no link acima. Subir escadas é outro, viu? A menos que você JÁ TENHA um super condicionamento físico, porque "frequência alta não é eficiente para perder gordura".

Não tem petisco mais gostoso que um comentário.
Carinho = zero cal! ;)

Postar um comentário